Nome do Projeto
Geopolítica e Diplomacia na América Platina (1778-1828)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2012 - 01/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - História - História Latino-Americana
Resumo
Investigação dos agentes, práticas e ideologias que constituíram as grandes linhas de condução das relações geopolíticas e diplomáticas, inicialmente entre as metrópoles coloniais ibéricas e, posteriormente, entre as jovens nações independentes da América Platina, buscando identificar as doutrinas de Estado e as culturas burocráticas que foram prevalentes na história das relações internacionais entre os países citados, no espaço platino. O recorte temporal estabelecido levou em consideração os marcos definidos pelo Tratado Definitivo de 1778 e pelo fechamento da Missão Ponsonby de 1828.

Objetivo Geral

Geral

Reconstruir, a partir de diferentes estudos de caso, dentro do cenário proposto para o trabalho, posturas e doutrinas geopolíticas, expressas diplomaticamente ou não, visando a constituição de um modelo interpretativo abrangente.


Específicos

1. Identificar as mudanças, sejam propostas ou efetivadas, pelo governo espanhol, dentro do contexto do reformismo bourbônico, no que se refere à diplomacia e à geopolitica rioplatense.
2. Verificar as mesmas mudanças referidas no item 1, mas no contexto do reformismo pombalino e da Viradeira, em Portugal, também com relação ao mesmo cenário.
3. Observar as discussões e os meandros da diplomacia concernente às demarcações do Tratado Definitivo de 1778 e o período da Paz de Santo Ildefonso.
4. Definir os fatores essenciais na constituição da crise da ordem colonial no Rio da Prata.
5. Verificar as posturas diplomático-geopolíticas das antigas metrópoles e demais nações autônomas com relação aos processos de independência no Prata.
6. Demarcar as posturas e praticas diplomáticas e geopolíticas das jovens nações platinas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
8

Página gerada em 23/04/2024 16:31:23 (consulta levou 0.040832s)