Nome do Projeto
Política monetária e mercados de capitais: análise a partir de um modelo de simulação computacional
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/12/2011 - 06/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Resumo
No cenário econômico atual, as técnicas de avaliação de ativos (valuation) desempenham um papel extremamente útil. Conforme MARTINS (2011) existem vários motivos para implantar um processo de avaliação: compra e venda de negócios; fusão e incorporação de empresas; dissolução de sociedades e avaliação dos gestores de gerar riqueza para os acionistas. A análise de avaliação de empresas, leva em consideração vários fatores que afetam o desempenho do valor justo ou intrínseco dos ativos a serem mensurados. Assim, o valor justo (valor intrínseco) das empresas diferencia-se do seu valor de mercado , calculado pela soma de suas ações multiplicada pela cotação das mesmas na bolsa de valores. Isto posto o presente trabalho desenvolve um modelo computacional de macroeconomia financeira baseado na empresa que tem como objetivo geral a estimação de dois multiplicadores que permitam avaliar o efeito de mudanças nas taxas de juros básicas e na expectativa desta taxa de juro sobre os valores intrínsecos das empresas do Ibovespa. Este modelo estima o valor da ação conforme a metodologia de DAMODARAN (2010), SCHIMIDT e SANTOS (2006), BODIE, KANE e MARCUS (2009) e CUBERTHSON (2004).

Objetivo Geral

Com os resultados da versão computacional, rodada no Excel, do modelo teórico apresentado acima, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

• Construir uma série temporal com os valores intrínsecos de todas as ações do Ibovespa e os valores intrínsecos da própria carteira teórica do Ibovespa.
• Estimar os efeitos de aumentos das taxas Selic atual e esperada nos valores intrínsecos das empresas que compõem o Ibovespa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
40

Página gerada em 27/04/2024 00:36:08 (consulta levou 0.042189s)