Nome do Projeto
ANÁLISE PROTÉICA DO EFEITO DA METFORMINA EM CÉLULAS ENDOMETRIAIS IN VITRO EM UM MODELO DE SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/01/2012 - 05/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma endocrinopatia de etiologia desconhecida, que acomete aproximadamente 7% das mulheres em idade reprodutiva. É caracterizada por anovulação crônica e hiperandrogenismo não decorrentes de patologias da hipófise e das adrenais. O uso da metformina no tratamento de pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP) vem aumentando nos últimos anos, principalmente pelo decréscimo no nível de androgênios periféricos, na restauração dos ciclos menstruais sem aumento das taxas de gestação múltipla. O objetivo desse trabalho, avaliar a ação da metformina sobre a expressão gênica e protéica do receptor de insulina e receptor de IGF-1 em cultura de células de endométrio em um modelo de Síndrome do Ovário Policístico. Material e Métodos:trata-se de um estudo experimental in vitro. As células endometriais serão provenientes de pacientes submetidas à histerectomia, cuja indicação é independente deste estudo. As pacientes serão informadas que as células endometriais normalmente são descartadas e permitirão, mediante assinatura de consentimento livre e esclarecido, o uso desse material para pesquisa. Serão realizadas culturas das células endometriais estromais com os tratamentos e preparações para análise de RNA e proteína.

Objetivo Geral

Estabelecer um modelo hiperandrogenismo e hiperinsulinemia em células estromais endometriais in vitro, simulando a síndrome dos Ovários Policísticos
Avaliar a ação da metformina sobre a expressão gênica e protéica do receptor de insulina e receptor de IGF-1 em cultura de células de endométrio em um modelo de Síndrome do Ovário Policístico.
Verificar a ação da metformina sobre a expressão das proteínas glicodelina e Akt/PKB em cultura de células de endométrio em um modelo de Síndrome do Ovário Policístico.
Avaliar a ação da metformina na expressão protéica dos marcadores biológicos de decidualização endometrial, IGFBP-1 e prolactina em cultura de células de endométrio em um modelo de Síndrome do Ovário Policístico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
6
6
40

Página gerada em 26/04/2024 04:58:30 (consulta levou 0.044420s)