Nome do Projeto
MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS A HERBICIDAS NO RIO GRANDE DO SUL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/01/2012 - 25/01/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
O manejo de plantas daninha pelo uso de herbicidas tem sido a principal prática de controle utilizada pelos agricultores. Entretanto, nos últimos anos, o controle de espécies não tem sido satisfatório em alguns locais, provocando a suspeita de que estejam sendo selecionados biótipos resistentes a herbicidas pertencentes a diversos grupos químicos. Dessa forma, este projeto tem como objetivo avaliar a resposta de biótipos de plantas daninhas a herbicidas, localizar focos de plantas tolerantes e/ou resistentes no Rio Grande do Sul, e obter dados para determinar os principais fatores agronômicos associados na seleção dos biótipos. Serão realizados experimentos em casa de vegetação, na Universidade Federal de Pelotas, nas estações de crescimento estival e hibernal. Sementes de plantas daninhas que sobreviveram a aplicações de herbicidas serão coletadas em lavouras agrícolas. Em cada local serão coletados dados sobre o manejo das plantas daninhas e demais práticas agronômicas utilizadas pelos produtores. Os resultados permitirão caracterizar a resistência das populações de plantas daninhas, além de mapear os locais de ocorrência e fatores agronômicos envolvidos na seleção de biótipos resistentes, fatores importantes para embasar a definição de estratégias de prevenção, manejo e controle da resistência aos herbicidas.

Objetivo Geral

Avaliar a distribuição de populações de plantas daninhas com tolerância ou resistência a herbicidas no Estado do Rio Grande do Sul.
Determinar os principais fatores agronômicos associados à seleção dos biótipos resistentes.
Determinar a dose herbicida necessária para reduzir em 50% a população (C50) e 50% o acúmulo de matéria seca (GR50) de biótipos resistentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
2

Página gerada em 18/09/2019 23:42:46 (consulta levou 0.060052s)