Nome do Projeto
Avaliação da fertilidade e congelabilidade do sêmen de galos alimentados com dietas suplementadas com óleo de linhaça
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2012 - 02/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Resumo
A fertilidade é uma das características de maior importância econômica em aves de produção. Um dos fatores que afeta o desempenho reprodutivo dos galos é a nutrição; tanto a produção de espermatozóides quanto a fertilidade são influenciados pela alimentação. A composição da dieta é um dos principais determinantes da composição dos ácidos graxos dos tecidos animais, incluindo os espermatozóides. Os espermatozóides de galos apresentam um alto conteúdo de ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs), sendo que a manipulação da dieta é um meio eficaz de manipular o perfil de ácidos graxos dos espermatozóides das aves. Os óleos vegetais são importantes fontes de PUFAs, com o óleo de linhaça apresentando mais de 50% de ácido linolênico (C18:3n-3) na sua composição. Entre as biotecnologias existentes para incrementar o potencial dos reprodutores destacam-se a inseminação artificial, que maximiza o uso de um ejaculado, gerando um maior número de pintinhos e o congelamento de sêmen, que aumenta a eficiência da inseminação artificial. Entretanto, o processo de congelamento causa danos à integridade estrutural, bioquímica e biofísica da membrana plasmática do espermatozóide; sendo que há um drástico declínio nos fosfolipídios do sêmen após a criopreservação, concomitante com diminuição da fertilidade. Sabendo-se que ocorre modificação lipídica na membrana do espermatozóide através dos lipídios oriundos da dieta, objetiva-se saber com este trabalho se esta modificação irá se refletir na prática (in vivo), ou seja, na obtenção de maior fertilidade após inseminação artificial com sêmen fresco e congelado.

Objetivo Geral

GERAL: Avaliar os efeitos da adição de diferentes níveis de óleo de linhaça, em substituição ao óleo de soja na dieta de galos, sobre a fertilidade e a congelabilidade do sêmen.
ESPECÍFICOS: 1) Verificar se ocorrem modificações na composição lipídica do sêmen de galos com adição de óleo de linhaça na dieta
2) Verificar se as modificações promovem alteração na qualidade do ejaculado, na fertilidade e na congelabilidade do sêmen.
3) Verificar se a adição do óleo de linhaça interfere no consumo da ração e no peso corporal das aves.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
12
12
20
CAMILA DE PINHO GOTUZZO1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 18/04/2024 22:31:17 (consulta levou 0.045339s)