Nome do Projeto
Estudo de alternativas para mitigação e adequação das mudanças climáticas e de uso do solo em bacias hidrográficas da região sul do Brasil.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2012 - 02/04/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Resumo
Florestas nativas recobriam, originalmente, a maior parte dos três Estados do sul do Brasil. A exploração econômica sem planejamento levou a substituição dessas florestas por atividades agrícolas, pecuárias, florestais e ocupação urbana. Além disso, os desastres relacionados à água (inundação, estiagem) são cada vez mais freqüentes nessas áreas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o impacto das mudanças climáticas e de uso do solo nos recursos naturais (solo e água) em bacias representativas no sul do Brasil. A área de estudo é a bacia hidrográfica do Alto Rio Negro (3454 km2) composta por 14 sub-bacias monitoradas com estações hidrossedimentológicas, localizadas no Planalto Norte Catarinense e no Primeiro Planalto Paranaense. Para realizar este estudo serão simulados cenários climáticos e de diferentes usos do solo por meio do modelo matemático Soil and Water Assessmente Tool (SWAT). Esses resultados serão comparados com o panorama geral dos recursos hídricos em outras bacias representativas da América Latina.

Objetivo Geral

Geral:

• Avaliar o impacto das mudanças climáticas e de uso do solo nos recursos naturais (solo e água) em bacias representativas no sul do Brasil.

Específicos

• Verificar o potencial dos impactos das mudanças climáticas e de uso e ocupação nos recursos hídricos (abastecimento, qualidade e risco de secas/enchentes) e erosão do solo nas bacias representativas por meio de modelagem matemática.
• Gerar novos conhecimentos dos efeitos das tecnologias que auxiliem a sociedade a mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas e de uso do solo que afetam os recursos naturais em bacias hidrográficas.
• Comparar o panorama geral dos recursos hídricos em bacias representativas da América Latina.
• Capacitar os recursos humanos e fortalecer a rede de pesquisadores de universidade e instituições de pesquisa americanos e publicar os resultados das pesquisas para auxiliar os tomadores de decisão e a comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Organismos internacionaisR$ 87.000,00

Página gerada em 28/03/2024 10:01:38 (consulta levou 0.038181s)