Nome do Projeto
O COTIDIANO DA GUERRA: A COLÔNIA DO SACRAMENTO DURANTE O SÍTIO ESPANHOL (1735-1737)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 02/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - História - História do Brasil Colônia
Resumo
Este projeto tem por objetivo fazer um estudo sobre o cotidiano da guarnição e dos moradores da Colônia do Sacramento durante o longo sítio imposto pelas tropas espanholas, de outubro de 1735 a setembro de 1737. Nosso objetivo não é estudar as relações diplomáticas nem as batalhas responsáveis pela ocupação do sul, mas sim analisar o sistema de recrutamento, a logística, a moral dos combatentes, as formas de resistência ao cotidiano militar (motins, deserções), os conflitos entre civis e militares, etc. Trata-se, pois, de focalizar o dia-a-dia dos “pequenos”, dos que não têm voz na história oficial e que são tratados como simples cifras numéricas na história militar tradicional.

Objetivo Geral

Gerais:
• Analisar o cotidiano dos moradores e da guarnição da Colônia do Sacramento durante o sítio espanhol de 1735 a 1737.

Específicos:
• Analisar as formas de recrutamento das tropas enviadas para o socorro da Colônia do Sacramento: privilégios e formas de resistência ao recrutamento entre os soldados; a escolha dos oficiais entre a fidalguia portuguesa.
• Verificar as condições de vida dos soldados: o alojamento, o fardamento, o pagamento dos soldos, assistência médica, assistência religiosa, o trabalho na construção e manutenção das fortalezas.
• Investigar as formas de resistência ao serviço militar: pedidos de baixa, motins, deserção.
• Analisar o sistema militar português não somente no aspecto propriamente militar de defesa e ataque, mas também como importante fator de incentivo à colonização de territórios em disputa.
• Estudar os relatos das façanhas guerreiras dos portugueses pelos cronistas como uma forma de legitimar a sua presença na região platina.
• Verificar os atritos entre militares durante o cerco de 1735-1737.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
05
05

Página gerada em 26/04/2024 05:08:09 (consulta levou 0.050872s)