Nome do Projeto
Avaliação da resposta imune contra leptospirose em um modelo suscetível (hamster) e não suscetível (rato)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2009 - 01/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Resumo
A leptospirose é uma infecção emergente de grande importância para a saúde pública. Um novo fator de virulência de Leptospiras patogênicas identificado pelo CPqGM, as proteínas Lig, são antígenos imunodominantes em avaliações com soro de pacientes com leptospirose. Duas patentes foram submetidas pela Fiocruz para o uso destas proteínas como vacinas. Dados preliminares mostram que a vacina de subunidade Lig protege contra o desafio letal em hamsters, embora a resposta imune envolvida nesta proteção não seja ainda bem entendida. Experimentos de transferência passiva de imunidade mostraram que anticorpos estão envolvidos no processo. Várias publicações têm recentemente demonstrado que uma resposta imune tipo-Th1 é gerada em animais vacinados com uma vacina de bacterina e que este tipo de resposta é necessária para uma imunidade esterilizante. Nós propomos investigar os tipos de resposta imune, humoral e celular, em um hospedeiro reservatório típico, o rato, o qual é cronicamente infectado, mas assintomático clinicamente; e em hamsters, um modelo de leptospirose letal, com sintomas que mimetizam aqueles desenvolvidos por pacientes humanos. O entendimento das respostas imunes envolvidas nestes diferentes modelos animais fornecerá perspectivas interessantes para o entendimento dos mecanismos envolvidos na patogênese da leptospirose e aqueles envolvidos no estabelecimento de uma resposta imune protetora esterilizante.

Objetivo Geral

4.1 Objetivo principal:
Com o objetivo de obter um melhor entendimento dos mecanismos imunes envolvidos na imunidade contra leptospirose e de aperfeiçoar a formulação da vacina de subunidade Lig, nós propomos realizar uma avaliação da resposta imune contra a leptospirose no modelo hamster para a leptospirose letal e no modelo rato para a leptospirose crônica. Tal proposta inclui também a caracterização dos níveis de anticorpos e de citocinas produzidos durante a infecção após imunização com uma bacterina e uma vacina de subunidade Lig e consequente desafio.

4.2. Objetivos específicos

4.2.1. Avaliação da resposta imune (humoral e celular) em hamsters.
4.2.1.1. Determinar o nível e tipo de anticorpos induzidos após infecção com L. interrogans cepa Cop.
4.2.1.2. Determinar a expressão de mRNA de citocinas pelos leucócitos periféricos após infecção de hamsters com leptospiras patogênicas.
4.2.2. Avaliação da resposta imune (humoral e celular) em hamsters imunizados com a bacterina ou a vacina de subunidade Lig.
4.2.2.1. Determinar o nível e tipo de anticorpos pós-imunização e após o desafio.
4.2.2.2. Determinar a expressão de mRNA de citocinas pelos leucócitos periféricos após infecção de hamsters com leptospiras patogênicas.
4.2.3. Avaliação da resposta imune (humoral e celular) em ratos infectados com L. interrogans cepa Cop.
4.2.3.1. Determinar o nível e tipo de anticorpos induzidos após infecção com L. interrogans cepa Cop.
4.2.3.2. Determinar o nível de citocinas produzidos pelos leucócitos periféricos após infecção de ratos com leptospiras patogênicas.
4.2.3.2.1. Determinar a expressão de mRNA de citocinas pelos leucócitos periféricos.
4.2.3.2.2. Determinar os níveis dos citocinas em soro através do ELISA.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
2
2
5
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Fundação Oswaldo CruzR$ 0,00
Outros organismos nacionaisR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 13:54:16 (consulta levou 0.058527s)