Nome do Projeto
Avaliação de chalconas sintéticas como agentes antitumorais e imunomoduladores
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2011 - 01/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica
Resumo
As chalconas, cetonas α,β-insaturadas pertencentes à família dos flavonóides, têm despertado grande interesse científico devido às inúmeras propriedades biológicas, incluindo antioxidante, antibacteriana, antimutagênica, antitumoral, anti-inflamatória e imunomoduladora. No entanto, os mecanismos de ação desta classe ainda não foram completamente estabelecidos. Neste contexto, compostos desta classe apresentam importante ação anticâncer, uma vez que bloqueiam a ativação do fator transcricional NF-kB, induzem apoptose, bem como inibem a proliferação, invasão, metástase e angiogênese. Em adição, as enzimas NTPDase, adenosina deaminase e acetilcolinesterase, responsáveis pela hidrólise de nucleotídeos e nucleosídeos de adenina e da acetilcolina, estão envolvidas na regulação de muitas respostas imunes e inflamatórias. Desta forma, considerando que derivados das chalconas modulam vias inflamatórias, tumorigênese e o sistema imune, os objetivos deste projeto serão determinar, in vitro, a ação antitumoral de derivados sintéticos das chalconas, bem como o mecanismo de ação destes compostos. Ademais, avaliar in vivo e in vitro o papel destes compostos como agentes imunomoduladores através da determinação da atividade de ectonucleotidases e acetilcolinesterase em linfócitos de ratos.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto é avaliar, através de estudos in vitro, a ação antitumoral de derivados sintéticos das chalconas, bem como o mecanismo de ação destes compostos. Ademais, avaliar o papel in vivo e in vitro destes compostos como agentes imunomoduladores através da determinação da atividade de ectonucleotidases e da acetilcolinesterase em linfócitos de ratos.

Metas:
a) Avaliar a citotoxicidade de chalconas sobre linhagens celulares humanas;
b) Avaliar a expressão gênica da caspase 9, p53, p21, Bcl-2 e Bax em diferentes linhagens celulares;
c) Determinar o efeito in vitro de diferentes chalconas sobre as atividades das enzimas NTPDase e adenosina deaminase em linfócitos de ratos;
d) Determinar o efeito in vitro de diferentes chalconas sobre a atividade da AChE em linfócitos de ratos;
e) Avaliar, in vivo, o efeito de diferentes chalconas sobre as atividades de ectonucleotidases e AChE em linfócitos de ratos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
4
20

Página gerada em 26/04/2024 08:12:38 (consulta levou 0.043437s)