Nome do Projeto
Avaliação da condição periodontal e prevalência de complicações sistêmicas em indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2012 - 02/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Resumo
Inúmeras situações comuns interligam as avaliações em saúde, tanto em medicina como em odontologia. Um exemplo é o recente destaque na relação entre a cardiologia e a periodontia. A doença periodontal (DP) e as doenças cardiovasculares (DC), apresentam muitos aspectos em comum (Page, 1998) e nos últimos anos, a inter-relação vem sendo extensivamente estudada (Willams e Offenbacher 2000 ; Reddy 2007). Uma hipótese plausível é que a infecção periodontal desencadeia a liberação de enzimas e produtos bacterianos, como também estimula a produção de mediadores inflamatórios (IL-1β, IL-6, IL-8), que poderão atingir a corrente sanguínea gerando um processo inflamatório generalizado. O elevado nível de proteína C reativa (CRP) pode explicar, ao menos parcialmente, a associação entre DP e DC. Desta forma, novos estudos devem ser conduzidos no sentido de elucidar a associação entre DP e DC, os mecanismos fisiopatológicos, considerando os fatores de confundimento, para permitir um melhor planejamento dos programas de prevenção.

Objetivo Geral

A proposta deste projeto será avaliar a condição periodontal de indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital Beneficiência Portuguesa, na cidade de Pelotas – RS.
Adicionalmente, avaliar possível associação entre complicações sistêmicas após cirurgia cardíaca e parâmetros clínicos da doença periodontal, considerando ajuste para outros fatores como demográficos, socioeconômicos, físicos e ambientais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
03
03

Página gerada em 26/04/2024 08:04:45 (consulta levou 0.040130s)