Nome do Projeto
Influência da densidade microcotiledonária e da expressão de VEGF placentário no peso e altura de potros ao nascimento
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2012 - 02/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Obstetrícia Animal
Resumo
A placenta, além de funcionar como um órgão de trocas metabólicas entre o feto e a mãe, é considerada um órgão endócrino transitório. Na égua, a placenta é classificada como difusa e caracteriza-se por conter microestruturas infiltradas no córion, conhecidas como microcotilédones. A maturidade morfológica da placenta é caracterizada pelo desenvolvimento dos microcotilédones, que se infiltram no endométrio uterino. Estes microcotilédones são regiões microscópicas de interface para a troca entre o feto e a égua, estando distribuídos por toda superfície coriônica, possibilitando o suprimento da demanda respiratória e nutricional pelo desenvolvimento do potro. O objetivo deste estudo é analisar a expressão do VEGF na placenta, buscando correlacioná-la com a densidade microcotiledonária e as características da égua e do potro recém-nascido. Serão utilizadas 30 éguas e 30 potros de um criatório da região de Bagé-RS durante a temporada reprodutiva de 2012 e 2013. Dados como altura, perímetro torácico e peso da égua serão obtidos por meio de hipômetro, fita métrica e balança convencional respectivamente, na data prevista para o parto, não necessitando de nenhum tipo de imobilização do animal. Logo após o nascimento será realizada a observação do sexo do produto, aferições de altura por meio do hipômetro, do peso por meio de balança convencional e do perímetro torácico por meio da fita métrica. As placentas serão recolhidas após a eliminação para a avaliação do peso total em balança convencional além do aspecto, integridade e coloração. O comprimento do cordão umbilical será medido por meio de fita métrica, em ambos os lados, placentário e neonatal. Serão coletados fragmentos de 3 (três) cm2 do corioalantóide, os fragmentos serão armazenados em formol a 10% à temperatura ambiente, identificados e permanecerão em formol por um período máximo de uma semana. O processamento e análise das amostras serão realizados no Departamento de Patologia, FMVZ-USP.

Objetivo Geral

• Analisar a expressão do VEGF na placenta da égua.
• Correlacionar a expressão de VEGF, a densidade microcotiledonária, peso da placenta e peso e altura do potro ao nascimento.
• Realizar correlação entre características morfológicas da placenta com as características morfológicas da égua e do potro.
• Avaliar a eficiência placentária da égua através das características morfológicas do potro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02
02

Página gerada em 26/04/2024 00:07:22 (consulta levou 0.041230s)