Nome do Projeto
Monitoramento ambiental na lagoa do peixe - Qualidade da água e aporte de sedimentos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/04/2012 - 26/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Resumo
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) foi criado em 1986, por sugestão do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) visando à proteção de espécies animais, particularmente das aves migratórias e ecossistemas associados. A lagoa do Peixe, principal corpo hídrico do sistema lagunar que compõe o parque, é de grande importância para o ecossistema da restinga, que em conseqüência veio originar o PNLP, com o intuito de proteger estes ambientes e as diversas espécies que encontram nesta região condições propícias para alimentação, repouso e reprodução. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da água da Lagoa do Peixe e a porte de sedimento no corpo hídrico visando estabelecer focos de poluição, padrões (índices) de qualidade e estudar a dinâmica do sedimento na Lagoa. O impacto esperado com o trabalho é, preliminarmente, esboçar um Índice que possa ajudar a quantificar a fragilidade ambiental na área da Lagoa do Peixe. Uma vez que, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe encontra-se em uma zona de fragilidade ambiental, em função de estar localizado em área de inflexão da costa do Estado do RS, onde existe um constante avanço de dunas, além de uma forte ação antrópica, especialmente, através da atividade de pecuária e de silvicultura.

Objetivo Geral

- Objetivo geral: Avaliar a qualidade da água da Lagoa do Peixe e a porte de sedimento no corpo hídrico visando estabelecer focos de poluição, padrões (índices) de qualidade e estudar a dinâmica do sedimento na Lagoa.
- Objetivos específicos: Realizar levantamento batimétrico da Lagoa do Peixe; Estimar a quantidade de sedimento, potencialmente, capaz de chegar até a Lagoa do Peixe; Estimar a quantidade de sedimento depositada, diretamente, no corpo hídrico;
Mapear as fontes de poluição na bacia de contribuição da Lagoa do Peixe; Avaliar o uso da água na Lagoa do Peixe; Monitorar atributos físico-químicos, bioquímicos e microbiológicos da água da Lagoa; Estabelecer um Índice de Qualidade de água (IQA) da Lagoa do Peixe; Monitorar a salinidade da água da Lagoa do Peixe.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
4
4

Página gerada em 24/04/2024 14:02:28 (consulta levou 0.065910s)