Nome do Projeto
Desenvolvimento de Métodos Analíticos para a Determinação Direta de Elementos Traço em Amostras de Alimentos e Embalagens via Espectrometria de Absorção Atômica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/04/2012 - 05/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Resumo
Estudos têm demonstrado que uma variedade de produtos químicos tais como aditivos químicos alimentares, contaminantes ambientais, micotoxinas, substâncias aromatizantes e micronutrientes podem entrar nos nossos alimentos por meio de adição intencional ou não, em diferentes fases da cadeia de produção. Neste contexto, as embalagens e outros materiais em contato com alimentos têm sido apontadas como fonte da presença de contaminantes químicos em alimentos e bebidas. Dentre as embalagens mais empregadas na industria de alimentos se destacam as embalagens plásticas, que tem sua preferência pelo baixo custo e melhor preservação do alimento. Contudo, muitas discussões tem emergido sobre o uso destas embalagens devido às questões de segurança alimentar e impacto ambiental que esses materiais podem causar. Para mensurar estes impactos negativos e para avaliar e controlar a qualidade do alimento e a segurança que a embalagem produz, torna-se mandatório o desenvolvimento e a validação de novos métodos analíticos que sejam rápidos e confiáveis, aplicados diretamente às amostras. Estas avaliações serão úteis também para desenvolvimento de novos produtos e controle de qualidade destes.

Objetivo Geral

Desenvolvimento de métodos analíticos que possam ser aplicados na determinação direta de elementos traço por espectrometria de absorção atômica, em amostras de alimentos tais como leite e derivados e suas respectivas embalagens.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2

Página gerada em 19/04/2024 17:02:42 (consulta levou 0.042386s)