Nome do Projeto
PRODUÇÃO E QUALIDADE DE SEMENTES DE AZEVÉM ANUAL CV.BRS PONTEIO E DE SOJA EM FUNÇÃO DO MANEJO DE DESFOLHA NA PASTAGEM
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2012 - 01/04/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Produção e Beneficiamento de Sementes
Resumo
O presente estudo tem por objetivo objetivo geral alternativas que favoreça o pecuarista, o produtor de sementes forrageiras (azevém) e o produtor de sementes de grandes culturas (soja) a partir do manejo de desfolha do azevém anual. Para isso serão testados diferentes números de desfolha (zero, uma, duas e três). Esta será efetuada quando a pastagem atingir, aproximadamente, o máximo acúmulo de folhas vivas, rebaixando-se o dossel para a metade da altura da da condição pré-desfolha para favorecer a qualidade da forragem colhida e o rebrote, uma vez que plantas anuais tem baixa capacidade de armazenar reservas, portanto, necessitam de um resíduo de folhas vivas. Deste modo, pretende-se verificar o número de desfolhas que permita obter a máxima produção e qualidade de sementes de azevém e associar a este fato as características morfogênicas e estruturais da planta em resposta aos recursos ambientais tais como: acúmulo térmico, radiação, luminosidade, precipitação pluviométrica, umidade do solo, evapotranspiração e a fertilidade do solo. O diferente número de desfolha deverá gerar diferentes massas de forragens (palhadas) ao final do ciclo da pastagem, as quais deverão influenciar significativamente no rendimento e na qualidade de sementes da cultura da soja que será semeada de forma direta sobre tais palhadas.

Objetivo Geral

2.Objetivo geral
Neste sentido, o presente experimento tem como objetivo geral alternativas que favoreça o pecuarista, o produtor de sementes forrageiras (azevém) e o produtor de sementes de grandes culturas (soja) a partir do manejo de desfolha do azevém anual.

Objetivos específicos:
- Verificar o efeito no número de desfolhas na fenologia do azevém BRS cv.Ponteio.
- Verificar o efeito do número de desfolha na dinâmica de perfilhamento
- Verificar o efeito do número de desfolhas na produção de sementes
- Verificar o efeito do número de desfolha na qualidade das sementes
- Verificar o efeito do número de desfolhas na produção da forragem colhida ao longo do ciclo fenológico da cultura.
- Verificar o impacto do número de desfolhas no valor nutricional da forragem colhida ao longo do ciclo fenológico da cultura.
- Verificar a produção de sementes de soja semeada em linha na palhada de azevém remanescente dos diverentes números de desfolhas.
- Verificar a qualidade da semente de soja semeada em linha na palhada de azevém remanescente dos diverentes números de desfolhas.
- A partir da semente colhida de azevém (em função dos diferentes números de desfolhas), efetuar a semeadura no ano seguinte e verificar o período necessário para o estabelecimento da pastagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
5
5
5
5
5
5
5
5
5
5
10
10
10
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 20.000,00
EMBRAPAR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 00:27:07 (consulta levou 0.116060s)