Nome do Projeto
Correlação entre achados radiográficos e sua correspondência com os registros nos prontuários da Faculdade de Odontologia da UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/06/2012 - 25/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Resumo
Na profissão de Cirurgião-Dentista há normas éticas e legais que norteiam o profissional na sua atividade laborativa. Dentre elas as que dizem respeito à elaboração e atualização de prontuários e arquivamento de radiografias. Para determinar o diagnóstico, além do exame clínico, muitas vezes é necessário utilizar exames complementares, entre eles as radiografias. Este estudo utilizará radiografias panorâmicas, pois permitem que se obtenha a visualização dos acidentes anatômicos do terço médio e inferior da face de forma completa. Assim tomar-se-á conhecimento acerca do correto preenchimento das fichas clínicas, analisando se há descrição de lesões presentes em radiografias panorâmicas e se existe registro de algum plano de tratamento e/ou encaminhamento para tais lesões nos prontuários clínicos da Faculdade de Odontologia - UFPel. Observar-se-á as correspondências entre os achados radiográficos visíveis nas radiografias panorâmicas dos prontuários da FOP- UFPel e sua descrição, tratamento e/ou encaminhamento, devidamente registrados nos prontuários. Metodologia: serão analisados os prontuários dos pacientes atendidos na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2011. Na análise, serão incluídos os prontuários que possuam anexadas radiografias panorâmicas de boa qualidade e um correto preenchimento de todos os campos e assinatura, do paciente ou responsável, no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os prontuários serão analisados por dois examinadores, simultaneamente, observando a correlação dos dados presentes nas fichas clínicas e radiografias panorâmicas. As radiografias serão analisadas sob a supervisão de um professor de radiologia odontológica para dirimir eventuais dúvidas. Serão registradas áreas radiolúcidas, radiopacas e mistas, sugestivas de entidades patológicas e, posteriormente, analisado o registro em prontuário.

Objetivo Geral

Analisar se há correspondência entre os achados radiográficos visíveis nas radiografias panorâmicas dos prontuários da FOP- UFPel e sua descrição, tratamento e/ou encaminhamento, devidamente registrados nos prontuários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
4
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 12:03:20 (consulta levou 0.041715s)