Nome do Projeto
Desenvolvimento de uma colhedora-beneficiadora de cebolas voltada para a agricultura familiar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2012 - 15/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Resumo
Na horticultura brasileira, a cebola (Allium cepa L.) é considerada de grande importância social e econômica, estando em 3º lugar entre as hortaliças de maior importância econômica apresentando significativo aumento de produção nos últimos anos. Estima-se que 70% da produção da cebola brasileira seja proveniente da agricultura familiar, sendo o sul do Rio Grande do Sul a região com maior produção de cebolas no estado. O processo produtivo da cebola, adotado pelos agricultores familiares, é quase que na sua totalidade, realizado de forma manual necessitando grande esforço físico do agricultor, principalmente nas fases de transplante e colheita, pois os agricultores necessitam ficar inclinados enquanto realizam as atividades, gerando dores nas costas, nos joelhos e na cabeça. Em se tratando de colheita mecanizada de cebola cultivada em pequenas áreas no Brasil praticamente não existem pesquisas e investimentos. Por se tratar de uma cultura que utiliza de mão-de-obra familiar para a realização das tarefas, onde o tamanho da propriedade cultivada, em questão, é pequeno, não há interesse por parte das grandes empresas fabricantes de máquinas agrícolas por este setor. Em trabalho anterior, foram executados os projetos informacional e conceitual deste equipamento, onde de quatro concepções de máquinas selecionou-se uma que após otimizada evoluiu para a concepção final. Para a confecção do protótipo da concepção selecionada faz-se necessário realizar as fases finais do modelo de fases, as quais são os projetos preliminar e detalhado. Portanto, este trabalho visa finalizar a concepção da colhedora-beneficiadora de cebolas através do projeto detalhado e confecção de um protótipo da máquina.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Construir o protótipo de uma colhedora-beneficiadora de cebolas voltada à atender as necessidades dos agricultores familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver os projetos preliminar e detalhado de uma colhedora-beneficiadora de cebolas tracionada mecanicamente e que se adeque ao sistema de cultivo dos agricultores familiares;
Construir o protótipo da colhedora-beneficiadora de cebolas;
Validar o protótipo através de testes de campo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
4
CÉSAR SILVA DE MORAIS1201/08/201331/07/2014
LUCAS MOLZ LARA1201/08/201431/07/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 12:25:09 (consulta levou 0.041447s)