Nome do Projeto
AGLOMERAÇÃO URBANA DO SUL: EXPANSÃO URBANA E PRESERVAÇÃO DE UNIDADES DE PAISAGEM
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2012 - 02/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Resumo
A expansão urbana é a principal causa da destruição das unidades de paisagem nas áreas periurbanas. Para prevenir essa perda, é urgente a necessidade de pesquisas estratégicas de planejamento baseadas no entendimento científico de padrões de paisagem relacionados com a produção do meio ambiente urbano. Muitos governos incluem a conservação do ambiente natural como uma explícita meta política. Este trabalho objetiva Avaliar o crescimento (expansão) das cidades que formam a Aglomeração Urbana do Sul no período de 1990. a 2010 relacionando-o com as unidades de paisagem adjacentes. Para determinação da expansão dos municípios no período 1990-2010 a análise será feita mediante a avaliação das mudanças temporais, bem como espaciais no período Como ferramenta de análise, serão utilizadas imagens de sensoriamento remoto integradas com outros níveis de informação via sistema de informação geográfica, SIG (ArcGis®).

Objetivo Geral

Objetivo geral
Avaliar o crescimento (expansão) das cidades que formam a Aglomeração Urbana do Sul no período de 1990. a 2010 relacionando-o com as unidades de paisagem adjacentes. Objetivos específicos
Identificar as unidades de paisagem dos municípios da Aglomeração.
Identificar unidades de paisagem adjacentes às cidades.
Analisar as legislações, Planos Diretores, uso e ocupação do solo no que se refere à área de expansão urbana- perímerto urbano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
4
4

Página gerada em 14/12/2018 12:59:14 (consulta levou 0.080494s)