Nome do Projeto
Grupo Fotossíntese – Projeto VIDA - Valorização de Ideias e Desenvolvimento Autossustentável
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/06/2012 - 25/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Resumo
Este projeto, tendo por base a metodologia da pesquisa-ação, buscará beneficiar tanto aos alunos como à comunidade em geral através do desenvolvimento de trabalhos práticos que ultrapassem as fronteiras do meio acadêmico e assumam novas formas de expressão baseadas em ações, que envolvam diferentes grupos da sociedade como cidade, comunidade, pais, estudantes e professores. Tem por foco a criação de material didático e metodologias de ensino que busquem a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de um modo geral. Ao longo da investigação, aspira-se desenvolver e divulgar metodologias a serem aplicadas em Instituições de Ensino urbanas e rurais. O grupo atuará em pesquisas com materiais novos e reciclados buscando sua adaptação, inovação e aplicação. Os resultados das pesquisas do grupo serão disponibilizados na forma de artigos, manuais, livros, patentes, etc., a comunidade científica nacional e internacional. Após a aplicação dessas metodologias, haverá posterior avaliação e registro dos resultados alcançados.
Objetivo Geral
O Projeto VIDA tem como objetivos gerais:
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis levando-os a uma mobilização ativa.
Investigar metodologias para o desenvolvimento de atividades curriculares no âmbito da educação ambiental que levem em consideração a sustentabilidade e a preservação do meio colaborando para a preservação dos ecossistemas.
Desenvolver material didático-pedagógico apropriado às necessidades regionais e focado na educação ambiental a fim de que possa ser utilizado nas escolas públicas da região sul do Rio Grande do Sul.
Desenvolver novos materiais e produtos a partir de rejeitos buscando sua adaptação, inovação e aplicação.
Trabalhar em equipe de forma interdisciplinar reunindo as diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências exatas, sociais e humanas;
Atuar em áreas cujas estatísticas (em termos de características das periferias no que se refere à saúde, segurança pública, gestão ambiental, número de escolas e atividades econômicas) demonstrem a necessidade de práticas educativas construtivas.
Ao estudar questões relativas ao aquecimento global, sustentabilidade, ecodesign, entre outros temas, direcionar crianças e jovens à área das ciências exatas e da terra, no Brasil, carente de pesquisadores e mão de obra qualificada;
Tem como objetivos específicos:
Conhecer a realidade de Pelotas no que se refere à coleta seletiva e as características das periferias em termos de saúde, segurança pública, gestão ambiental, número de escolas e atividades econômicas;
Definir temas e áreas do conhecimento para o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas;
Analisar em laboratório produtos e matérias-primas concebidos a partir de resíduos;
Desenvolver produtos, fazendo uso de conhecimentos científicos e artísticos agregando valor aos mesmos;
Obter resultados que possam ser utilizados em escala nacional focando adaptações de cada região a ser aplicado o método.
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis levando-os a uma mobilização ativa.
Investigar metodologias para o desenvolvimento de atividades curriculares no âmbito da educação ambiental que levem em consideração a sustentabilidade e a preservação do meio colaborando para a preservação dos ecossistemas.
Desenvolver material didático-pedagógico apropriado às necessidades regionais e focado na educação ambiental a fim de que possa ser utilizado nas escolas públicas da região sul do Rio Grande do Sul.
Desenvolver novos materiais e produtos a partir de rejeitos buscando sua adaptação, inovação e aplicação.
Trabalhar em equipe de forma interdisciplinar reunindo as diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências exatas, sociais e humanas;
Atuar em áreas cujas estatísticas (em termos de características das periferias no que se refere à saúde, segurança pública, gestão ambiental, número de escolas e atividades econômicas) demonstrem a necessidade de práticas educativas construtivas.
Ao estudar questões relativas ao aquecimento global, sustentabilidade, ecodesign, entre outros temas, direcionar crianças e jovens à área das ciências exatas e da terra, no Brasil, carente de pesquisadores e mão de obra qualificada;
Tem como objetivos específicos:
Conhecer a realidade de Pelotas no que se refere à coleta seletiva e as características das periferias em termos de saúde, segurança pública, gestão ambiental, número de escolas e atividades econômicas;
Definir temas e áreas do conhecimento para o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas;
Analisar em laboratório produtos e matérias-primas concebidos a partir de resíduos;
Desenvolver produtos, fazendo uso de conhecimentos científicos e artísticos agregando valor aos mesmos;
Obter resultados que possam ser utilizados em escala nacional focando adaptações de cada região a ser aplicado o método.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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MAYCOW DE LIMA TOLÊDO | 3 | 25/06/2012 | 25/12/2013 |