Nome do Projeto
Iconografia, Arquitetura, Modernidade e Pós-modernidade.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/06/2012 - 23/06/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Teoria da Arquitetura
Resumo
A presente pesquisa busca delimitar o caráter iconológico da arquitetura moderna e pós-moderna, verificando a presença da abordagem iconográfica nessas. Os métodos usados serão o iconológico e iconográfico e os procedimentos serão análises gráficas em meios digitais, impressos e fotografias. O confronto entre as diferentes imagens e conceitos teóricos deverá mostrar a dimensão iconográfica e iconológica especifica da arquitetura diferenciando das demais artes visuais, procurar-se-á demonstrar que a iconografia da arquitetura compreende outros objetos do que os ícones da iconografia e iconologia convencionais da história da arte. As obras a serem analisadas e estudas foram escolhidas porque já apresentam análises iconográficas preliminares de arquitetura, mas não explicitam completamente as metodologias dessa abordagem aplicadas a objetos projetuais e obras construídas.

Objetivo Geral

Objetivos Gerais:
Verificar a presença da abordagem iconográfica na teoria da arquitetura da modernidade e pós-modernidade;
Delimitar o caráter icônico da arquitetura moderna e pós-moderna.

Objetivos Específicos:
Exemplificar com análises iconográficas e iconológicas a iconografia e iconologia de arquitetura Modernas e Pós-Modernas;
Identificar os autores que aplicaram a abordagem iconográfica à arquitetura;
A partir de análises de imagens de obras e projetos pretende-se identificar arquitetos modernistas e pós-modernistas que produziram iconografias próprias no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
90
90
90
90
90
MATHEUS GOMES CHEMELLO602/04/201423/06/2014

Página gerada em 15/12/2018 10:09:30 (consulta levou 0.073721s)