Nome do Projeto
QUALIDADE DA MADEIRA VERGADA DE TRÊS ESPÉCIES FLORESTAIS SUBMETIDAS A DIFERENTES PRÉ-TRATAMENTOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/08/2012 - 30/08/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tratamento da Madeira
Resumo
A técnica de pré-tratamento consiste na plasticização dos componentes da madeira através da adição de umidade e calor aos mesmos, o que aumenta o limite de ruptura, além proporcionar deformação plástica ao material, garantindo que não haja o retorno à forma original ou ruptura da peça. Dentre os métodos conhecidos de pré-tratamento da madeira existem a vaporização, utilizada por Von Zuben (2010) e Benson (2008), o cozimento, utilizado por Gatto (2006), tratamento por microondas, utilizado por Norimoto et al. (1993) e tratamento químico, comentado por Stevens & Turner (1952) sendo os dois primeiros os mais amplamente utilizados e estudados. O pré-tratamento por radiação de microondas à peça saturada em água (NORIMOTO, 1992) apresenta poucos estudos, porém é visto com grande potencial uma vez que com prévia impregnação da madeira com água, a adição de calor é praticamente instantânea quando comparada aos outros tratamentos citados. Portanto, o desenvolvimento da técnica de vergamento apresenta áreas carentes de estudo, sendo o conhecimento da espécie a ser utilizada e o aprimoramento do processo produtivo os fatores mais importantes. O pré-tratamento da madeira por radiação de microondas se mostra um método alternativo potencial que necessita de estudos quanto à sua eficiência e viabilidade dentro da indústria, além da comparação com métodos consolidados. Dessa forma, a utilização de espécies florestais com características conhecidas como favoráveis deve ser estudada visando à união de uma utilização racional do material com a aplicação de um processo produtivo favorável ao aumento de produtividade e redução de custos.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Avaliar a qualidade das espécies florestais utilizadas no vergamento, bem como a eficiência dos pré-tratamentos aplicados.
Objetivos específicos
Avaliar a qualidade e a eficiência do pré-tratamento por radiação de microondas quando comparados com tratamentos consolidados;
Avaliar a influência dos caracteres anatômicos na qualidade do vergamento e na ocorrência de defeitos;
Observar o comportamento de espécies ainda não estudadas no processo de vergamento.
Desenvolver um dispositivo manual para o processo, com base no estudo da mecânica de vergamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
20
20
LEANDRO LEMOS DE PERES2030/08/201230/08/2016
MATHEUS LEMOS DE PERES2030/08/201230/08/2016

Página gerada em 20/04/2024 09:22:13 (consulta levou 0.054422s)