Nome do Projeto
A INFLUÊNCIA DA PADRONIZAÇÃO E DO CONTROLE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NO SETOR DE SERVIÇOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/09/2012 - 11/09/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
No mundo globalizado e altamente concorrido dos dias atuais, as organizações buscam cada vez mais padronizar suas operações de modo a satisfazer os clientes, buscar a previsibilidade no comportamento e execução das rotinas e minimizar os impactos negativos das substituições de funcionários. Entretanto, no setor de serviços, talvez a principal razão seja o maior controle sobre os funcionários por meio da padronização de suas rotinas. Atualmente, um dos mecanismos de verificação do comportamento do funcionário em empresas do setor de serviço são as auditorias de qualidade, mais especificamente a técnica conhecida como cliente oculto, na qual um falso cliente, contratado pela empresa, normalmente junto a uma terceira empresa, aborda os vendedores no intuito de verificar seu comportamento em relação ao cliente, o tratamento despendido a ele e os serviços oferecidos. O controle de uma organização tem como objetivo, monitorar o desempenho do indivíduo a partir da análise de um padrão. Os estudos sobre controle organizacional mostram que o mesmo vem assumindo modos diferenciados ao longo dos tempos. E, ainda que vários mecanismos possam se fazer presentes em um mesmo período, existe uma tendência ao predomínio maior de alguns tipos específicos de controle em determinados momentos (SILVA, 2003). Os estudos sobre controle organizacional revelam que o mesmo vem assumindo modos diferenciados ao longo dos tempos. E, ainda que vários mecanismos possam se fazer presentes em um mesmo período, existe uma tendência ao predomínio maior de alguns tipos específicos de controle em determinados momentos (SILVA, 2003).

Objetivo Geral

Em vista do exposto até o momento, o problema de pesquisa tratado neste trabalho será verificar a influência da padronização e do controle sobre o comportamento dos funcionários atuantes no setor de serviços.

O presente estudo tem como objetivos específicos:

- analisar os mecanismos de controle sobre os funcionários utilizados por empresas do setor de serviços;
- verificar como os indivíduos assimilam os mecanismos de controle utilizados por empresas do setor de serviços.
- analisar a influencia dos mecanismos de controle sobre os indivíduos dentro e fora da organização objeto de estudo.
- procurar identificar similaridades e/ou discrepâncias entre os processos de controle e sua influencia sobre o comportamento dos funcionários em organizações que prestam serviços em ramos diferentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
3
3
3
4
CAMILA OSÓRIO ANDRADE310/09/201231/12/2013
GIULIANO ALDAVEZ NOGUEIRA310/09/201231/12/2012
LUCIANA FLORENTINO NOVO411/09/201231/12/2013
MATHEUS CORRÊA MATHIAS310/09/201231/12/2013

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