Nome do Projeto
AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DOS POTENCIAIS EFEITOS NA SÍNDROME METABÓLICA DOS FRUTOS DE DIFERENTES CULTIVARES DE MIRTILO (Vaccinium ashei READ)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/07/2012 - 08/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia
Resumo
A síndrome metabólica vem atingindo um vasto segmento da população adulta e tem despertado enorme interesse na comunidade científica, uma vez que é caracterizada por uma série de fatores ou condições de risco a doenças cardiovasculares. Entre esses fatores, agrupados sob o denominador comum da resistência à insulina (RI), estão a obesidade visceral, a intolerância à glicose, a hipertensão arterial sistêmica, a hipertrigliceridemia e os níveis baixos de HDL. Exsitem diversas investigações demonstrando a relação entre o consumo de frutas e vegetais frescos na prevenção de doenças crônicas ou degenerativas. Frutas e vegetais frescos são ricos em nutrientes, incluindo vitaminas/antioxidantes, além de minerais, fitoesteróis, enzimas e fibras. É baseado nessas evidências, que a proposta deste estudo é a de avaliar os efeitos da ingesta de extratos de frutos de Vaccinium ashei sobre o metabolismo lipídico e glicídico, mediadores inflamatórios e parâmetros de estresse oxidativo em camundongos alimentados com dieta hipercalórica. A associação destas atividades prevê a busca de um agente com potencial de prevenir o desenvolvimento da síndrome metabólica.

Objetivo Geral

- Realizar estudo fitoquímico dos frutos de Vaccinium ashei;
- Avaliar in vivo a ação antioxidante dos frutos de Vaccinium ashei frente ao modelo animal de síndrome metabólica;
- Avaliar in vivo mediadores inflamatórios no modelo experimental utilizado;
- Avaliar in vivo a atividade anti-dislipidêmica e hipoglicemiante de Vaccinium ashei;
- Realizar uma avaliação de parâmetros hematológicos e bioquímicos após o uso crônico de Vaccinium ashei em animais, a fim de prever a sua segurança de uso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
6
6
6
6
6
6
6
NATÁLIA PORTO FLORES1201/08/201331/08/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 09/12/2018 18:38:17 (consulta levou 0.089063s)