Nome do Projeto
INFLUÊNCIA DA TROCA DE PRÓTESE TOTAL EM FATORES LIGADOS ÀS INFECÇÕES POR CANDIDA EM PACIENTES DIABÉTICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/11/2012 - 11/11/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
Diabetes mellitus é uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por hiperglicemia crônica, acarretando em desordens no sistema imunológico do paciente. Como consequência da doença, os portadores do diabetes ficam mais susceptíveis a infecções, entre elas, a candidíase, causada principalmente pela C. albicans. Ainda, a dieta é parte integral do tratamento e manutenção desses pacientes, porém a ingestão de alimentos saudáveis é comprovadamente relacionadaà presença de dentes ou qualidade das próteses. Através da reabilitação de 60 pacientes portadores de próteses totais duplas, diabéticos controlados ou não diabéticos, os objetivos desse estudo serão (a) avaliar a presença de espécies de Candidaem pacientes diabéticosou não (b) correlacionar o número de colônias de C. albicansem relação ao tempo de uso da prótese, estado da prótese, taxa de glicemia e posterior substituição da prótese (c) investigar a produção de exoenzimas como proteinases e fosfolipases pela C. albicans e (d) identificar mudanças nos índices nutricionais, sanguíneos e massa corporal de pacientes diabéticos ou não, submetidos à troca das próteses totais. Os pacientes diabéticos serãorecrutados do programa Hiperdia, enquanto os não diabéticos da Triagem da FOP-UFPel, onde todos serão atendidos na Unidade de Prótese Dentária. Coleta microbiológica da prótese e tecidos gengivais serão realizadas para isolamento e identificação por cultura e confirmação por PCR das colônias de Candida. As colônias de C. albicans isoladas serão avaliadas quanto à produção de proteinase e fosfolipase utilizando o método descrito por Priceet al. Ainda serão realizados diário de dieta, IMC, composição corporal para análise nutricional e exames de glicemia em jejum e hemograma para análise bioquímica. Todos os testes serão realizados antes e após a substituição das próteses. Estão previstos os seguintes testes para análise estatística dos resultados: testeexato de Fisher, teste t de Student e Wilcoxon, todos com nível de significância de 95%.

Objetivo Geral

- Quantificar o número de colônias de Candida albicans e não- albicans na mucosa oral bem como na base protética de pacientes diabéticos controlados ou não diabéticos.
- Correlacionaro crescimento de colônias de C. albicans com a idade e condições as quais se encontram a prótese.
- Correlacionar o crescimento de colônias de C. albicans com o estado de glicemia do paciente.
- Investigar a produção de exoenzimas como proteinases e fosfolipases pela C. albicans.
- Verificar se a substituição da prótese causa a diminuição da infecção por Candida e se há diferença entre pacientes hiperglicêmicos ou não.
- Identificar mudanças nos índices nutricionais e glicêmicos de pacientes hiperglicêmicos ou não após a substituição de próteses totais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
4
8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 23:08:16 (consulta levou 0.055952s)