Nome do Projeto
Características bioquímicas-fisiológicas, moleculares e habilidade competitiva de biótipos de buva (Conyza bonariensis) e de capim pé-de-galinha (Eleusine indica) suscetíveis e resistentes a glyphosate.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 02/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
A buva (Conyza bonariensis) pertence à família Asteraceae e é considerada atualmente a principal planta daninha da cultura da soja. O capim pé-de-galinha (Eleusine indica) pertence a família Poaceae, está presente em diversos cultivos agrícolas e vem aumentando sua infestação em áreas cultivadas com soja RR, onde o controle é efetuado exclusivamente com o herbicida glyphosate. O uso intensivo desse herbicida selecionou biótipos resistentes de plantas daninhas, logo, medidas de controle adequado e de correto manejo de resistência precisam ser adotados para não prejudicar o uso da tecnologia RR. Pouco se sabe sobre a habilidade competitiva de buva e de capim pé-de-galinha com a cultura da soja, assim como as alterações da expressão gênica e de metabólitos secundários que essa competição pode ocasionar; além, das modificações na atividade enzimática ocorridas em biótipos de buva e capim pé-de-galinha com resistência a glyphosate. Portanto os objetivos desse trabalho são: determinar a habilidade competitiva dos biótipos de buva e capim pé-de-galinha suscetíveis e resistentes com a cultura da soja, determinar alterações na expressão gênica e de metabólitos secundários dos biótipos quando em competição, avaliar a atividade da enzima EPSPs dos biótipos resistentes. Para isso, serão conduzidos experimentos em série de substituição em casa de vegetação, que após o cumprimento dos objetivos, espera-se que os resultados auxiliem na adoção de estratégias de prevenção, manejo e controle da resistência ao herbicida glyphosate.

Objetivo Geral

Comparar a habilidade competitiva com a cultura da soja dos biótipos de C. bonariensis e de E. indica resistentes a glyphosate, bem como dos biótipos suscetíveis de ambas as espécies, determinando as alterações da expressão gênica e de metabólitos secundários dos biótipos quando em competição. Avaliar a atividade da enzima EPSPs dos biótipos resistentes e suscetíveis de buva e capim pé-de-galinha.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
2
2
2
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 02:40:21 (consulta levou 0.100836s)