Nome do Projeto
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/01/2013 - 09/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Resumo
Os dispositivos midiáticos são centrais nos processos de midiatização da sociedade. É neles que se realizam os embates estratégicos contemporâneos de difusão de valores, de estabelecimento de visibilidade e de produção de vínculos que instituições não midiáticas, instituições midiáticas e atores individuais desenvolvem. Eles atuam como organizadores e dinamizadores dos processos de interação em que essas três instâncias estão implicadas. Essa atuação envolve operações auto e heterorreferencias que, em acoplamentos sistêmicos, deixam transparecer o grau de midiatização em que se encontram as instâncias envolvidas nesse processo. Nesse sentido, quanto mais as interações são realizadas por meio de dispositivos midiáticos, maior é o grau de midiatização, assim como quanto mais dispositivos midiáticos são mobilizados, mais complexo é o processo. Ao analisar as operações em dispositivos midiáticos, esta pesquisa busca compreender o fenômeno da midiatização, propondo uma metodologia de análise. A centralidade dos dispositivos midiáticos, portanto, impõe-se como uma condição para entender a dinâmica de circulação de sentidos que engendra a sociedade midiatizada e acarreta transformações irreversíveis de ordem ontológica, epistemológica e praxiológica. E é a compreensão dessas transformações que, ao fim e ao cabo, nos mobiliza para estudar a midiatização.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Estudar os processos de midiatização nos quais instituições não midiáticas, instituições midiáticas e atores individuais estão implicados, analisando as operações sistêmicas que ocorrem nos dispositivos midiáticos.

Objetivos específicos

- Qualificar os conceitos de dispositivo midiático e de midiatização;

- Explicitar as categorias analíticas de valor, visibilidade e vínculo e de auto e heterorreferencialidade;

- Compreender os modos de operação dos dispositivos midiáticos e sua relação com os processos de midiatização da sociedade;

- Propor metodologias para a análise da midiatização da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 28/03/2024 16:45:55 (consulta levou 0.037547s)