Nome do Projeto
Exigência dos principais aminoácidos essenciais para alevinos de peixe-rei Odontesthes bonariensis (Cuvier & Valenciennes, 1835).
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2012 - 02/06/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Resumo
O peixe-rei Odonthestes bonariensis é nativo da região sul do Brasil, amplamente encontrado nas Lagoas Mangueira e Mirim. Essa espécie se destaca pela qualidade de sua carne, que atende os requisitos exigidos pelo mercado consumidor. A carência de estudos sobre exigência em aminoácidos para muitas espécies de peixes resulta na fabricação de rações comerciais mal balanceadas em aminoácidos, fazendo com que a proteína (ingrediente mais caro da ração) seja utilizada como fornecedora de energia, encarecendo muito o cultivo comercial. O presente estudo propõe-se determinar a exigência dietética em lisina para o peixe-rei, e a partir desta fazer a estimativa da exigência dos demais aminoácidos essenciais, utilizando para isso o conceito de proteína ideal. A metodologia para a determinação da exigência em aminoácidos será a de dose resposta, onde concentrações crescentes de um determinado aminoácido são oferecidas até que o ganho de peso não responda mais à inclusão do mesmo. O experimento será realizado no Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal de Pelotas. O delineamento será inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e 4 repetições, com 240 alevinos (0,5g), que serão distribuídos em 24 aquários com volume útil de 50L. O experimento terá duração de 60 dias. Os alevinos serão alimentados 4 vezes ao dia, até a saciedade, verificada por observação. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e para a estimativa das exigências em aminoácidos essenciais será considerado, principalmente, o ganho de peso, sendo utilizada a regressão polinomial e segmentada utilizando-se o programa Statistica® 5.0.

Objetivo Geral

O presente estudo propõe-se determinar a exigência dietética em lisina para o peixe-rei, e a partir desta, fazer a estimativa da exigência dos demais aminoácidos essenciais, utilizando o conceito de proteína ideal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
01
02
03

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 28.800,00

Página gerada em 24/04/2024 19:22:17 (consulta levou 0.038120s)