Nome do Projeto
Determinantes Biológicos Precoces de Depressão na Vida Adulta
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 01/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A Depressão é uma doença não transmissível que contribui com uma grande parte da carga de doença no mundo, e cuja etiologia está mediada por diferentes fatores, precoces e contemporâneos. Do ponto de vista do ciclo vital a depressão tem sido relacionada com múltiplos fatores etiológicos precoces por diferentes mecanismos (período crítico, sensível, por acumulação de risco ou por um efeito disparador). Devido às dificuldades de estudar os efeitos de fatores precoces, pré e pós-natais na vida adulta, as evidências da relação de tais fatores com a depressão são escassas e os caminhos causais não são claros. Baseados em diferentes mecanismos neuroendocrinológicos, propõe-se que diferentes fatores biológicos, como polimorfismos genéticos, peso ao nascer e desnutrição nos primeiros anos de vida, aumentem ao longo prazo o risco para depressão na vida adulta. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar a relação entre estes fatores biológicos e depressão na vida adulta, fazendo uma revisão detalhada da evidência que se tem sobre a associação entre peso ao nascer e depressão na vida adulta, na coorte de nascidos vivos em Pelotas de 1982, para avaliar longitudinalmente os efeitos da desnutrição nos primeiros anos de vida e a sua interação com outros fatores pré e pós-natais para a depressão aos 30 anos de vida. A depressão será avaliada pela Entrevista Neuropsiquiátrica Internacional (MINI) e pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI). Será realizada uma análise de varredura genômica, usando “Genome Wide Association Studie” (GWAS), destes indivíduos para verificar quais possíveis variações genéticas poderiam estar relacionadas com depressão na vida adulta.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Determinar a associação entre depressão maior na vida adulta e polimorfismos genéticos, desnutrição nos primeiros anos de vida e restrição de crescimento intrauterino (usando o proxy peso ao nascer de acordo com a idade gestacional), em indivíduos da coorte de nascimentos de 1982 na cidade de Pelotas, RS, Brasil.


Objetivos específicos

1. Avaliar a prevalência e distribuição dos diferentes polimorfismos genéticos relacionados com depressão na vida adulta nos participantes da coorte dos nascidos em 1982 na cidade de Pelotas.
2. Avaliar a prevalência e distribuição da desnutrição nos primeiros anos de vida e o efeito que tem sobre a depressão na vida adulta.
3. Analisar os possíveis fatores biológicos, sociais e ambientais que podem modificar a associação entre diferentes polimorfismos genéticos e depressão maior na vida adulta.
4. Analisar os possíveis fatores biológicos, sociais e ambientais que podem modificar o efeito da desnutrição sobre depressão maior na vida adulta.
5. Investigar na literatura o efeito do peso ao nascer sobre depressão na vida adulta

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
20
CESAR GOMES VICTORA201/03/201101/03/2015
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI2001/03/201101/03/2015

Página gerada em 18/04/2024 18:31:16 (consulta levou 0.040318s)