Nome do Projeto
Avaliação dos hábitos e do conhecimento sobre higiene bucal em pacientes portadores de próteses totais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/02/2013 - 19/02/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O tratamento reabilitador mais utilizado em pacientes edentados é através do uso de próteses totais, entretanto estudos que avaliam a saúde bucal de portadores de próteses relatam certa negligência dos usuários quanto à higiene e manutenção desses aparelhos. O propósito deste estudo será avaliar os hábitos e conhecimentos sobre higiene bucal de portadores de próteses totais. Os dados serão obtidos através deum questionário semiestruturado, exame clínico e análise visual das próteses. A amostraserá formada por pacientes usuários de próteses totais atendidos pela Disciplina de Prótese Total da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas e no Projeto de Extensão “Serviço de acompanhamento e manutenção de próteses totais”, da mesma unidade, durante os semestres letivos 2013/1; 2013/2, 2014/1 e 2014/2. Todos participantes serão esclarecidos sobre o estudo e assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Objetivo Geral

Gerais

Este trabalho tem por finalidade avaliar pacientes portadores de próteses totais quanto aos hábitos de higiene da prótese e da cavidade bucal, além do conhecimento sobre métodos de higienização e uso do aparelho protético.

Específicos

a. Avaliar o tempo de edentulismo e de uso das próteses, bem como as orientações recebidas no momento da instalação das mesmas.
b. Analisar as áreas das superfícies das próteses com maior acúmulo de biofilme.
c. Avaliar a prevalência de candidíase causadas por prótese com higiene deficiente

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
3
3
3
3
3
3

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 18/04/2024 23:49:44 (consulta levou 0.042707s)