Nome do Projeto
ACURÁCIA E PRECISÃO DA FOTOGRAFIA DIGITAL NA AFERIÇÃO DE COR EM ODONTOLOGIA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2013 - 03/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
A maior ênfase à estética dentária nos últimos anos tem impulsionado a busca por restaurações e reabilitações cada vez mais imperceptíveis e, consequentemente, por um método seguro de replicação de cor. A fotografia digital parece ser uma alternativa eficaz neste processo. Este estudo tem o objetivo de avaliar in vivo a acurácia e a precisão da fotografia digital na aferição de cor em Odontologia. Será criada uma biblioteca de cores, composta pelos dados espectrofotométricos de cada uma das 16 amostras de cores da escala VITAPAN Classical no sistema CIE L*a*b*. Em seguida, serão mensurados os mesmos parâmetros de cor de dentes humanos vitais com espectrofotômetro e através de fotografia digitais. Para testar a acurácia da fotografia será realizada a comparação entre a amostra dentária fotografada e amostras da biblioteca. O resultado será comparado aos dados de cor obtidos com o espectrofotômetro e a acurácia será apontada como o percentual de correspondências corretas. O teste será realizado sob duas condições de iluminação, duas condições de balanço de branco (automático ou customizado) e ainda com ou sem ajuste de cores (Color Checker). Para o teste de precisão será calculado o percentual de mensurações idênticas para cada instrumento, comparando-se as mensurações realizadas no baseline àquelas realizadas mês (1M) depois.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Avaliar in vivo a acurácia e a precisão da fotografia digital na aferição de cor em odontologia
Objetivos Específicos:
Verificar se cada um dos parâmetros de cor (CIE L*a*b) obtidos com a fotografia tem correlação com os parâmetros obtidos com o espectrofotômetro.
b. Avaliar a acurácia da fotografia digital em duas condições de iluminação, em duas condições de balanço de branco (White Balance), customizado ou automático, e após o uso ou não de um dispositivo de ajuste de cor (Color Checker).
c. Avaliar a precisão da fotografia digital em dois tempos de aplicação (imediata e 30 dias após baseline).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
8

Página gerada em 19/04/2024 12:19:53 (consulta levou 0.044286s)