Nome do Projeto
PREVENÇÃO DO DIABETES EM MULHERES COM DIABETES GESTACIONAL PRÉVIO: ESTUDO MULTICÊNTRICO DE MUDANÇAS INTENSIVAS DE ESTILO DE VIDA: LINDA-BRASIL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/02/2013 - 19/02/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) tem emergido como uma das principais causas de morbi-mortalidade, e mulheres que apresentam Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) têm o dobro de risco de desenvolver DM2. Objetivo: Investigar a efetividade de um programa de mudanças intensivas de estilo de vida, no nível da atenção primária, para retardar ou prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em mulheres que apresentaram DMG prévio. Materiais e Métodos: A partir de estudo de intervenção multicêntrico, aproximadamente 313 mulheres com diagnóstico de DMG no ano anterior ao recrutamento passarão por avaliações antropométricas (massa corporal, estatura, circunferências corporais e dobras cutâneas), físicas (potência aeróbia máxima, resistência de força e flexibilidade) e metabólica (teste de glicose) ao início da intervenção. Após randomização, a intervenção contará com duas fases: 1) Orientações para alimentação saudável e aconselhamento quanto à prática de atividades físicas para mulheres com até 6 meses de pós-parto, e; 2) Orientações nutricionais, aconselhamento à prática de atividades físicas e aplicação de exercícios físicos orientados e supervisionados. Os grupos randomizados serão comparados quanto à média e desvio padrão, ou mediana e faixa interquartil (P25-P75). Os desfechos serão avaliados por intenção de tratar. A incidência de diabetes será comparada utilizando modelos estatísticos que levem em conta o tempo de acompanhamento no estudo, incluindo curvas de Kaplan-Meier e regressão de Cox. Análise de covariância e MANOVA serão usadas para comparar as variáveis antropométricas. Um valor de P < 0.05 será considerado estatisticamente significante.

Objetivo Geral

4.1 Objetivo geral

Investigar a efetividade de um programa de mudanças intensivas de estilo de vida, no nível da atenção primária, para retardar ou prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2, em mulheres que apresentaram DMG prévio.

4.2 Objetivos específicos

1. Verificar o efeito da intervenção na glicemia, trigliceridemia, marcadores de inflamação e na resistência à insulina.
2. Determinar os efeitos da intervenção sobre indicadores de gordura corporal.
3. Avaliar os efeitos da intervenção aplicada em diferentes períodos de tempo, estabelecendo uma análise dose-resposta da efetividade da intervenção.
4. Avaliar o efeito de diferentes intensidades da intervenção aplicada sobre a efetividade da mesma.
5. Criar um grupo de estudos sólido para o seguimento das pacientes após a intervenção a fim de avaliar seu efeito residual.
6. Identificar estratégias que maximizem a aderência deste grupo vulnerável a mudanças do estilo de vida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
CÁSSIA CONCEIÇÃO GOULART1201/04/201431/07/2014
LUIS FELIPE NOBRE DE OLIVEIRA1201/08/201331/03/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 41.000,00
CNPqR$ 1.492.323,20

Página gerada em 20/04/2024 00:00:40 (consulta levou 0.046466s)