Nome do Projeto
Estudo dos aspectos socioambientais e parasitológicos de catadores de material reciclável que trabalham em Associações no Município de Pelotas-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2013 - 02/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Resumo
Esse trabalho mostra a importância dos catadores de material reciclável para a sociedade, pois eles vêm sendo os responsáveis por grande parte do material que as indústrias de reciclagem operam no Brasil. Além disso, visamos investigar o seu aspecto socioeconômico, ambiental e a saúde em relação a doenças causadas por parasitoses intestinais nessas pessoas que trabalham em cooperativas no Município de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, afim de que seja possível traçar um perfil sobre esses trabalhadores e o risco que os mesmos correm ao manipular os resíduos sólidos sem a devida proteção.

Objetivo Geral

Objetivo geral:

Verificar a presença de parasitoses intestinais em catadores de materiais recicláveis que trabalham em cooperativas no Município de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, afim de que seja possível traçar um perfil sobre esses trabalhadores, além da avaliação socioeconômica e ambiental em que essas pessoas estão inseridas.

Objetivos específicos:

• Analisar os impactos na saúde dos catadores de material reciclado no município de Pelotas/RS devido à falta de segurança e higienização correta nas cooperativas de reciclagem e posteriormente, em seus domicílios.

• Informar aos catadores os riscos iminentes, devidos às práticas trabalhistas que se submetem sem os equipamentos de proteção individual necessários.

• Caracterizar o perfil dos catadores que estão infectados com algum tipo de parasitose através da análise laboratorial, informando-os um posto de saúde público para o atendimento, diagnóstico e tratamento correto.

• Ter conhecimento sobre os parasitos mais comuns em indivíduos que tem contato direto ou indireto com os resíduos sólidos recicláveis.

• Comparar o percentual de trabalhadores em contra partida com os infectados para estudar o agravante deste problema na vida dos trabalhadores e também da família com quem ele que tem contato direto.

• Contribuir para o processo de valorização do trabalho de reciclagem na comunidade de Pelotas/RS tendo noção do quanto esse processo é importante para a redução da poluição em âmbito regional.

• Apoiar alternativas viáveis para a proteção do catador a fim de reduzir a contaminação direta por parte dele e indireta por parte da família.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
10
10
10
10
CAROLINA DA SILVA GONÇALVES1201/04/201431/07/2014
KELLY KATHLEEN ALMEIDA HEYLMANN1201/08/201331/03/2014

Página gerada em 26/04/2024 19:51:33 (consulta levou 0.036888s)