Nome do Projeto
Controle Estatístico de Processos: Cartas de controle Multivariadas (CCM) baseadas na regra k-Nearest Neighbor Detection (k-NND)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 02/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção - Garantia de Controle de Qualidade
Resumo
O Controle Estatístico de Processos (CEP) são usados então para monitorar e detectar derivas nas variaveis de processo/equipamento de produção. Métodos do CEP tais como cartas de controle são amplamente utilizados para a detecção de falhas. Em muitos processos produtivos, devido ao número de variáveis e das correlações possíveis entre elas, estas cartas de controle precisam de ser multivariadas. O mais popular é provavelmente a Carta de Contrôle Multivariada (CCM) T2 de Hotelling. Entretanto, esta CCM somente faz sentido quando as variáveis seguem uma distribuição multinormal, que é raramente verdadeiro na prática. Uma alternativa possível seria a utilisação de cartas de controle não paramétricas, elaboradas considerando-se somente os dados de aprendizagem e sem nenhuma suposição sobre a distribuição das variáveis. Nós propomos em [Verdier and Ferreira, 2011] uma CCM não paramétrica baseda na regra k-NND usando a distância de Mahalanobis de forma adaptativa, afim de considerar a estrutura local da dependência das variáveis. Este projeto será uma continuação natural da CCM baseada na regra k-NND com a distância de Mahalanobis de forma adaptativa. Nesta CCM há dois parâmetros a serem definidos: k relacionado à distância Euclideana e K relacionado à distância de Mahalanobis usada de forma adaptativa. Não há nenhuma régra geral para a escolha destes parâmetros. Nós propomos um primeiro tópico de pesquisa centrado na optimização dos dois parâmetros k e K. Adicionalmente, nós estudaremos o uso da regra k-NND usando novas distâncias alternativas, no lugar da distância Euclidiana, juntamente combinadas ao uso da distância de Mahalanobis de forma adaptativa.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa será uma continuação natural da pesquisa realizada em CCM baseada na regra k-NND com a distância de Mahalanobis de forma adaptativa proposta por Verdier and Ferreira 2011. Nesta CCM há dois parâmetros a serem definidos: k relacionado à distância Euclidean e K relacionado à distância de Mahalanobis usada de forma adaptativa. Nós propomos que este primeiro tópico de pesquisa seja centrado na optimização dos dois parâmetros k e K. Adicionalmente, nós estudaremos novas distâncias alternativas, que possam ser mais robustas do que a distância Euclidiana, na utilização conjunta com a distância de Mahalanobis adaptativa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE VERGARA RODRIGUES1201/04/201502/07/2015
JANDIRA FERREIRA JACCOTTET1201/08/201431/01/2015
MONICA MOURA PACHECO1201/10/201331/03/2015

Página gerada em 11/12/2018 14:45:25 (consulta levou 0.076932s)