Nome do Projeto
Parâmetros Eritrocitários de Relevância Clínica nas Anemias de Caninos Atendidos no HCV-UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/03/2013 - 16/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirúrgia Animal
Resumo
A procura por exames laboratoriais em medicina veterinária tem crescido muito atualmente, principalmente a procura pelo hemograma devido à diversidade de informações que o exame pode oferecer, auxiliando o clínico ou cirurgião em uma série de diagnósticos. A anemia é uma das patologias que pode ser diagnosticada através do hemograma. Ela consiste em uma diminuição absoluta no número de hemácias, na diminuição da concentração de hemoglobina e no hematócrito. O objetivo do projeto é classificar as anemias de cães de acordo com o grau de regeneração. Estabelecer uma relação com o padrão de classificação para hipocromia e anisocitose associada a parâmetros hematológicos como VCM, CHCM e RDW juntamente com a determinação dos níveis de reticulócitos relativo e absoluto. Serão avaliados no total 200 exames hematológicos na espécie canina, sendo 100 provenientes de caninos anêmicos e 100 caninos sem anemia (grupo controle). Todos os exames serão provenientes de caninos atendidos no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPel, variando entre animais saudáveis que vieram para procedimentos cirúrgicos eletivos e animais com variadas patologias. Serão avaliados o hematócrito dos pacientes, o VCM, CHCM, o grau de anisocitose em lâmina, o RDW e a contagem de reticulócitos a fim de classificar a anemia como regenerativa ou não regenerativa e estabelecer um valor padrão para o RDW da espécie. Os resultados esperados são:  Estabelecer um valor padrão fisiológico para o RDW em cães e estabelecer uma classificação padrão de anisocitose e policromasia no laboratório de patologia clínica veterinária do HCV – UFPel.

Objetivo Geral

Auxilio clínico na classificação das anemias, identificando como regenerativa e não regenerativa, avaliando a importância da contagem de reticulócitos para determinar os níveis de regeneração das anemias.
Estabelecer uma relação com o padrão de classificação para hipocromia e anisocitose associada a parâmetros hematológicos como VCM, CHCM e RDW juntamente com a determinação dos níveis de reticulócitos relativo e absoluto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
2
2
4
12

Página gerada em 20/04/2024 03:41:18 (consulta levou 0.041924s)