Nome do Projeto
Avaliação do efeito analgésico pós operatório da anestesia local tumescente (ALT) em cadelas submetidas à mastectomia
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2013 - 01/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
Serão utilizadas 40 cadelas portadoras de neoplasmas mamários espontâneos submetidas à mastectomia unilateral radical no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (HCV-UFPel), no período compreendido entre março e novembro de 2013. Os animais serão divididos em dois grupos. O grupo tratamento (GALT) será composto por 20 animais que serão submetidos à anestesia local tumescente (ALT) e o grupo controle (GC) será composto por 20 animais, dos quais não receberão a aplicação de solução placebo. Todos os animais, independente de receberem ou não anestesia local tumescente, serão submetidos à anestesia geral inalatória. Imediatamente após receber alta anestésica, os animaia será submetido à primeira avaliação da dor (T0), através da Escala de dor de Glasgow , já na sala de recuperação anestésica, e seqüencialmente a cada hora, totalizando seis avaliações (T1, T2, T3, T4 e T5). As avaliações serão realizadas por um avaliador que não tenha conhecimento do tratamento utilizado. Caso o animal apresente uma pontuação na escala de dor que seja compatível com dor moderada a grave, três tratamentos analgésicos serão instituídos, em ordem crescente de potência analgésica, conforme resposta do paciente à terapia antiálgica. Após as avaliações seqüenciais de dor a cada hora e instituição dos diferentes tratamentos antiálgicos, os animais serão encaminhados para a alta hospitalar com analgesia apropriada. Para avaliação dos dados, será comparado o grupo controle (GC) ao grupo que recebeu anestesia local tumescente (GALT) em relação ao consumo de analgésicos no período pós-operatório imediato.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Avaliar a intensidade da dor e o efeito analgésico da anestesia local tumescente durante o período pós operatório em cadelas submetidas à mastectomia unilateral radical.

Objetivos específicos:
1. Avaliar o nível de dor pós-operatória de cadelas submetidas à mastectomia com ou sem ALT, utilizando a escala de Glasgow
2. Avaliar a quantidade e a freqüência da utilização de analgésicos no período pós-operatório em animais submetidos ou não a ALT.
3. Mostrar através dos dados obtidos, a importância da mensuração e do controle adequado da dor pós operatória em cadelas submetidas à mastectomia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
5
5
5
5
12
12
12
12
12
12
12

Página gerada em 25/04/2024 22:39:16 (consulta levou 0.056150s)