Nome do Projeto
BIOMETRIA, ANÁLISE BIOQUÍMICA DO PERFIL ENERGÁTICO E MENSURAÇÃO DA GORDURA SUBCUTÂNEA DE POTROS INSCRITOS EM PROVAS DE INCENTIVDO DA RAÇA CRIOULA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2013 - 02/03/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica Veterinária
Resumo
A preparação de potros da Raça Crioula destinados a exposições teve um notável crescimento nos ultimos anos. Na tentativa de produzir e apresentar frente aos jurados animais precoces bem desenvolvidos perante a idade trouxe muitos problemas relacionados a doenças do desenvolvimento. Animais de elevado escore corporal, com desenvolvimento avançado expressanto toda a capacidade genética tem sido o objetivo de muitos os criadores da raça. Dentro das inúmeras doenças adquiridas devido a esse desenvolvimento se observa a obesidade. Obesidade é o aumento excessivo das reservas de gordura corporal principalmente pelo desequilibrio entre a energia ingerida e a energia gasta, onde temos um animal que ingere maior quantidade de carboidratos e gordura do que é necessário para sua manutenção. Este projeto propõe estudar a relação existente entre os fatores avaliados( perfil energético, escore de condição corporal, medidas de gordura subcutânea por ultrassonografia e mensuração da biometria de potros crioulos) inscritos em provas morfológicas e potros crioulos criados a campo nativo.

Objetivo Geral

Comparar os nívei séricos de triglicerídeos, colesterol total e NEFA com as medidas de gordura subcutânea, escore corporal e biometria em equinos jovens obesos destinados a provas morfológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
8
8
8
8
8
8
8
8
8
8
8
10
10
10
10
10
10
12
12
12
12

Página gerada em 26/04/2024 06:50:25 (consulta levou 0.040288s)