Nome do Projeto
Produção, caracterização e avaliação do potencial diagnóstico de anticorpos monoclonais contra a glicoproteína E do herpesvírus bovino tipo 5 (BoHV-5)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2012 - 01/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Resumo
Os herpesvírus bovinos tipo 1 (BoHV-1) e tipo 5 (BoHV-5) são importantes patógenos que afetam os sistemas respiratório e genital de bovinos, além de serem responsáveis, principalmente o BoHV-5, por casos de meningoencefalite, causando perdas significativas para a pecuária. A transmissão dos BoHV ocorre através do contato direto entre animais infectados e suscetíveis, mediante a inalação de aerossóis contaminados e, indiretamente, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados. O contato entre as mucosas genitais durante a monta natural também é responsável pela transmissão do vírus, mas não é o único fator de importância, visto que a infecção de vacas suscetíveis através de sêmen contaminado durante a inseminação artificial já foi relatada. O controle destes vírus tem sido realizado através da vacinação. Vacinas diferenciais (DIVAs) com deleção do gene que codifica a glicoproteína E (gE), glicoproteína esta não essencial na replicação viral in vitro ou in vivo, foram desenvolvidas e vem sendo testadas no Brasil. Estas vacinas baseiam-se na capacidade de indução vacinal de uma resposta imune que pode ser sorologicamente diferenciada da resposta induzida pela infecção natural, com cepa viral de campo. No entanto, o diagnóstico diferencial associado a estas vacinas não foi até o momento desenvolvido. Portanto, o objetivo deste trabalho é obter anticorpos monoclonais anti-gE, visando o desenvolvimento de testes de imunodiagnóstico diferenciais que possam ser associados a DIVAs.

Objetivo Geral

Produzir a glicoproteína E (gE) do herpesvírus bovino tipo 5 (BoHV-5) em sua forma recombinante, nos sistemas de expressão procarioto e eucarioto, para o produção de anticorpos monoclonais (mAbs) e desenvolvimento de ensaios imunoenzimáticos visando o diagnóstico diferencial da infecção por BoHV-5

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
1
1
1
1
2
2
2
30

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 5.000,00

Página gerada em 18/04/2024 07:36:47 (consulta levou 0.037872s)