Nome do Projeto
Força de reação do solo vertical, ântero-posterior e médio-lateral em exercícios de hidroginástica realizados nos meios aquático e terrestre
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2013 - 02/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O objetivo do presente estudo é comparar as respostas da força de reação do solo vertical (Fz), ântero-posterior (Fy) e médio-lateral (Fx) de mulheres jovens realizando diferentes exercícios de hidroginástica em diferentes intensidades nos meios aquático (MA) e terrestre (MT). Quinze mulheres jovens realizarão duas sessões (MA e MT) de protocolo de testes, que consistirão na execução de 10 repetições de cada um dos três exercícios de hidroginástica (corrida estacionária (CE), chute frontal (CF), deslize frontal (DF)) em três cadências selecionadas, correspondentes ao primeiro (LV1) e segundo limiares ventilatórios (LV2) e máximo esforço (MAX). As cadências serão obtidas individualmente através de testes aquáticos incrementais realizados com cada um dos exercícios. Uma plataforma de força subaquática será utilizada para medir os componentes Fz, Fy e Fx da força de reação do solo. ANOVA para medidas repetidas de três fatores (meio, intensidade e exercício) será utilizada para analisar os valores de pico de Fz, Fy e Fx. Os dados estatísticos serão processados no programa SPSS versão 20.0, adotando-se um α = 0,05.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é analisar as respostas dos componentes vertical, ântero-posterior e médio-lateral da força de reação do solo de mulheres jovens realizando diferentes exercícios de hidroginástica em diferentes intensidades nos meios aquático e terrestre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA NEVES NUNES1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 20/04/2024 02:09:55 (consulta levou 0.390843s)