Nome do Projeto
Força de impacto de um exercício de hidroginástica realizado por mulheres pós-menopáusicas com e sem equipamento em diferentes ritmos de execução
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2013 - 16/05/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O objetivo do presente estudo é comparar as respostas da força de reação do solo vertical (Fz) de mulheres pós-menopáusicas realizando um exercício de hidroginástica entre as situações com e sem equipamento e em diferentes ritmos de execução. Quinze mulheres pós-menopáusicas realizarão uma sessão de protocolo de testes, que consistirá na execução de 10 repetições do exercício de hidroginástica corrida estacionária com a flexão e extensão de cotovelos em três cadências selecionadas (80 bpm, 100 bpm e máxima) e nas situações sem equipamento, com equipamento flutuante e com equipamento resistido em membros superiores e inferiores. A ordem das cadências e situações de uso de equipamento será aleatorizada. Uma plataforma de força subaquática será utilizada para medir a Fz. Os valores de pico de Fz serão determinados no programa SAD32. ANOVA para medidas repetidas de dois fatores (cadência e equipamento) será utilizada para a análise dos dados. Os dados estatísticos serão processados no programa SPSS versão 20.0, adotando-se um α = 0,05.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é comparar as respostas da força de reação do solo vertical de mulheres pós-menopáusicas realizando um exercício de hidroginástica entre as situações com e sem equipamento e em diferentes ritmos de execução.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS GUERREIRO DOS SANTOS RAU1201/08/201331/07/2014

Página gerada em 28/03/2024 08:11:11 (consulta levou 0.036635s)