Nome do Projeto
ANÁLISE DE GENES RELACIONADOS COM METABOLISMO DE LIPÍDIOS COMO GENES CANDIDATOS PARA PRECOCIDADE SEXUAL EM ANIMAIS DA RAÇA NELORE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/05/2013 - 29/01/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
A raça Nelore é importante para o contexto nacional de produção de carne, pois é bem adaptada ao clima tropical. Um dos problemas da pecuária de corte brasileira refere-se a baixa precocidade reprodutiva do rebanho. A taxa de prenhez de novilhas está diretamente ligada à eficiência e à lucratividade da produção de carne bovina. Entre as principais vantagens de se aumentar a taxa de prenhez das novilhas podemos citar o menor tempo para obter retorno do investimento e o aumento da vida produtiva da vaca com consequente aumento do número de bezerros. Além desses aspectos, rebanhos com maior precocidade sexual possuem maior disponibilidade de animais, seja para venda ou para seleção, permitindo maior intensidade seletiva e, consequentemente, progressos genéticos mais elevados e maior lucratividade. Entretanto, a variabilidade existente entre as novilhas nem sempre é detectada pois, raramente as novilhas são expostas para reprodução com menos de 24 meses. Sabe-se que há influência do tecido adiposo sobre a precocidade de prenhez, pois este tecido funciona como órgão endócrino liberando hormônios que são precursores dos hormônios sexuais. Com isso, este projeto tem como objetivo detectar polimorfismo nos genes relacionados com o metabolismo de lipídios para correlacioná-los com a precocidade de prenhez. Desse modo, pode-se aumentar a acurácia da estimativa do valor genético aditivo dos animais para esta característica reprodutiva, refletindo no intervalo de gerações e no ganho genético nos rebanhos submetidos a programas de melhoramento de bovinos de corte.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivos detectar polimorfismo nos genes relacionados com o tecido adiposo e correlacioná-los com a precocidade sexual, visando aumentar a acurácia dos valores genéticos preditos para características reprodutivas indicadoras da precocidade sexual, refletindo no intervalo de gerações e no ganho genético nos rebanhos submetidos a programas de melhoramento de bovinos de corte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
ARIONE AUGUSTI BOLIGON230/05/201329/01/2014
HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA230/05/201329/01/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 20.000,00

Página gerada em 26/04/2024 03:17:42 (consulta levou 0.044880s)