Nome do Projeto
Poéticas da mobilidade: aspectos materiais e imateriais no pensamento do fazer.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/05/2013 - 10/05/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Resumo
Buscando contribuir com as discussões pertinentes à poética, o presente projeto de pesquisa tem em conta o fazer de arte como uma forma de pensamento sensível, que envolve tanto questões ligadas à linguagem dos materiais e ao fazer técnico, como operações conceituais criativas que ultrapassam estas especificidades. Constituindo-se como uma pesquisa enraizada na área de poéticas visuais, ela prevê a criação de trabalhos cuja produção prática é tanto a encarnação como manifestação deste pensamento de arte. Intitula-se Poéticas da mobilidade tanto porque se interessa por manifestações ligadas as artes visuais com a presença do movimento, seja no vídeo, na performance ou na arte cinética, como porque lança um olhar sobre as ações de arte que se movimentam entre diversas categorias e linguagens tradicionalmente constituídas, como a pintura, a escultura, o vídeo, o objeto, a performance, além da música e das artes cênicas. Práticas que atravessam e transitam entre diversos modos de ser da arte. O seu caráter interdisciplinar, ou transdisciplinar, considera não só as diversas especificidades de cada um destes fazeres de arte, mas principalmente as operações e conceitos que interseccionam estes fazeres, que se localizam entre eles e mesmo além das praticas singulares de cada um. E é nesta localização desencarnada que residem os aspectos imateriais igualmente participantes do ato criativo.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para as reflexões acerca das práticas multidisciplinares e multimidáticas presentes na arte contemporânea, oferecendo ponderações sobre os fazeres artísticos que as envolvem, procurando ampliar o campo do saber da arte e do pensamento em geral.
Os objetivos específicos são a produção de artigos sobre a pesquisa, a apresentação em seminários e encontros de arte, a elaboração e a exposição de obras que manifestem as reflexões levantadas durante vigência do projeto, e a criação de espaços na internet sobre ele. Além disso será formado de um grupo de pesquisa com alunos e outros colaboradores. Busca-se, destas formas, difundir os resultados e levantamentos da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 19/04/2024 05:07:36 (consulta levou 0.084981s)