Nome do Projeto
ORGANIZAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE E PROPOSIÇÕES
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2013 - 02/06/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O projeto propõe realizar uma análise do contexto, no que se refere ao Ensino de Ciências na Educação Básica, de modo a ampliar o diagnóstico da realidade da educação local, focando prioritariamente os relacionados aos currículos em Ciências desenvolvidos em duas escolas da Educação Básica. Com o estudo busca-se compreender as organizações curriculares e metodológicas para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio, estabelecendo as análises dos contextos e práticas, bem como as possíveis proposições para o desenvolvimento de revisões curriculares e estratégias de ensino, com particular atenção à implantação do Ensino Médio Politécnico, nas escolas públicas estaduais. A implantação do Ensino Médio Politécnico em escolas da rede pública estadual do RS é um exemplo de política de reestruturação curricular em larga escala, cujo maior desafio é a escola promover mudanças em suas práticas cotidianas. A análise de como está acontecendo essa implantação em duas escolas da rede pública estadual, da cidade de Pelotas, é objeto de estudo desse projeto de pesquisa, juntamente com a intenção de analisar e propor ações que possibilitem a reorganização curricular para o ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, já que nesse nível de ensino é comum haver uma disciplinarização precoce e exagerada de Química, Física e Biologia, quando o foco deveria ser o estudo de fenômenos e seus efeitos na perspectiva da área Ciências.

Objetivo Geral

Investigar a implantação do ensino médio politécnico nas escolas: E.E. de 1º e 2º Graus Osmar Grafulha (CIEP) e na Escola Estadual de Ensino Médio Areal, e investigar e propor reestruturações curriculares para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, na E.E. de 1º e 2º Graus Osmar Grafulha (CIEP) e, considerando o desenho curricular posto em ação, propor ações didático pedagógicas para promover a mudança de práticas no Ensino Fundamental e Médio.
Objetivos específicos
Estudar como se dá a articulação dos professores das escolas com a proposta pedagógica do ensino médio politécnico;
Analisar as ações desenvolvidas a partir das reuniões dos seminários integrados, com relação ao trabalho com projetos de ensino.
Pesquisar nas escolas a organização curricular para o ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e fazer proposições de reorganização curricular, tratando fenômenos químicos, físicos e biológicos como fenômenos das ciências.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
4
4
ELIEZER ALVES MARTINS1201/08/201331/03/2014
JOSIELE OLIVEIRA DA SILVA1201/04/201431/07/2014

Página gerada em 26/04/2024 11:15:10 (consulta levou 0.040289s)