Nome do Projeto
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/05/2013 - 07/05/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
A pesquisa O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português pretende examinar como os livros didáticos (LD) de português do Ensino Médio (EM) e do Ensino Fundamental tratam os aspectos relativos à enunciação e ao discurso no trabalho com a língua/linguagem. Para isso, será feita em duas dimensões: uma estudando as teorias enunciativas e discursivas que estão presentes no trabalho com a língua portuguesa na escola, via LD; outra, analisando como as questões relativas ao tratamento discursivo da linguagem estão presentes no LD de português tanto no MP quanto nas atividades de ensino proposta pelo livro.

Objetivo Geral

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português que fazem parte do PNLD, tanto de EM quanto de EF.
Como objetivos específicos podem ser citados:
- estudar os princípios básicos das teorias da enunciação e do discurso que estão sendo usadas no LD de português;
- compreender como são os processos de transposição didática;
- analisar o manual do professor dos livros didáticos a fim de determinar como as teorias da enunciação e do discurso são referenciadas;
- relacionar as questões discursivas presentes no livro ao tratamento dado a elas no curso de Letras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
08
08

Página gerada em 26/04/2024 17:54:47 (consulta levou 0.038562s)