Nome do Projeto
Uso da própolis como inibidor de biofilme bacteriano
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2013 - 02/06/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Doenças Infecciosas de Animais
Resumo
A formação de biofilme por bactérias patogênicas é um mecanismo de resistência desses micro-organismos as condições adversas do meio. Este projeto tem por objetivo avaliar o efeito de diferentes concentrações de extrato de própolis verde sobre a formação de biofilme "in vitro", produzido por bactérias patogênicas isoladas de leite bovino.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
- Determinar a eficácia de uma solução à base de própolis verde na destruição de biofilmes formados a partir de bactérias comuns na produção leiteira.

Objetivos Específicos
- Determinar a concentração inibitória mínima (CIM) de própolis verde sobre bactérias causadoras de mastite.
- Quantificar a produção de biofilme pelas bactérias estudadas e por bactérias em geral presentes no leite de tanques refrigeradores em propriedades leiteiras, assim como correlacionar com a quantidade de células bacterianas viáveis necessárias para formação do biofilme.
- Determinar a CIM de própolis capaz de destruir biofilmes causados pelas bactérias estudadas e por bactérias em geral presentes no leite.
- Determinar o tempo mínimo de contato da solução à base de própolis verde com os biofilmes capaz de causar sua destruição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2

Página gerada em 26/04/2024 06:49:50 (consulta levou 0.037145s)