Nome do Projeto
DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E MÍDIA: UM ESTUDO DAS ABORDAGENS DE JORNAIS BRASILEIROS E ESPANHÓIS SOBRE O MST
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/05/2013 - 21/05/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Resumo
Neste trabalho, fazemos uma discussão em torno de dois elementos que se conectam sobremaneira no cenário da globalização neoliberal: a mídia tradicional e os movimentos sociais. Mais especificamente, o que propomos nesta investigação é a realização de um estudo comparativo das versões on line de dois jornais, o brasileiro Folha de São Paulo e o espanhol El Mundo. Considerando isto, analisamos a cobertura destes veículos sobre o Movimento dos Sem Terra (MST) contemplando, como questão de fundo, a temática dos direitos humanos (DH). Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, utilizamos os pressupostos teóricos de Roland Barthes, Douglas Kellner, Joaquín Herrera Flores e David Sánchez Rubio.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um estudo comparativo baseado nas versões on line de dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e El Mundo (Espanha) sobre o MST (Movimento dos Sem Terra) e os direitos humanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Analisar as possíveis semelhanças e diferenças nos discursos dos dois jornais sobre o MST e os direitos humanos.

- Investigar se o discurso produzido pelos veículos brasileiros e espanhóis dá conta da complexidade dos temas que envolvem a questão do MST e dos direitos humanos.

- Observar se o discurso produzido pelo jornal brasileiro, levando em conta o seu contexto, é mais atrelado ao discurso vigente do que o discurso trabalhado pelo jornal espanhol.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4

Página gerada em 17/12/2018 17:47:56 (consulta levou 0.080363s)