Nome do Projeto
Associação entre prática de atividade física e características do ambiente em adolescentes: Estudo de coorte dos nascidos em 1993 em Pelotas-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2012 - 02/05/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A promoção da atividade física atualmente é uma das estratégias prioritárias de saúde pública. Neste sentido, o estudo de aspectos passíveis de intervenção que podem influenciar os comportamentos é de extrema importância. Modelos ecológicos ressaltam os múltiplos níveis de influência sobre a determinação de comportamentos de saúde e abordagens amplas, contemplando tanto níveis individuais, quanto o ambiente físico e social no qual os indivíduos estão inseridos tornam-se necessárias. Assim, características do desenho urbano dos municípios, bem como acesso a locais propícios de prática de atividade física vêm sendo descritos e associados aos níveis de atividade física da população. Neste contexto, o presente estudo descreverá componentes da malha urbana do município de Pelotas que podem favorecer o deslocamento ativo e a distribuição de locais de prática de atividade física, sejam eles públicos, como praças e parques, ou privados, como academias e clubes esportivos. Além deste componente descritivo, serão analisadas as associações entre os níveis de atividade física dos jovens de 18 anos pertencentes à coorte de nascimentos de 1993 e características do ambiente no qual residem.

Objetivo Geral

Objetivo geral


Analisar a associação de características do ambiente com a prática de atividade física nos jovens pertencentes à coorte de nascimentos de 1993 em Pelotas, Rio Grande do Sul (RS), aos 18 anos.

Objetivos específicos


a) Descrever geográfica e socioeconomicamente a distribuição dos seguintes atributos do ambiente construído no município de Pelotas
- Walkability;
- Praças e parques públicos;
- Ciclovias e pistas de caminhada;
- Locais privados propícios à prática de atividade física.
b) Descrever geográfica e socioeconomicamente a qualidade e adequação à prática de atividade física das praças e parques.
c) Avaliar a associação entre características do ambiente construído e atividade física mensurada por diferentes métodos.
d) Avaliar a associação entre segurança contra crimes e atividade física mensurada por diferentes métodos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
16
INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA1615/07/201302/05/2015

Página gerada em 24/09/2019 06:04:12 (consulta levou 0.068504s)