Nome do Projeto
Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: duração e intensidade dos esforços físicos nas aulas e conteúdos desenvolvidos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/06/2013 - 30/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
MATTEA, Carolina Bohns. Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: duração e intensidade dos esforços físicos nas aulas e conteúdos desenvolvidos, 2013. 66f. Projeto de Pesquisa (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. Os benefícios da atividade física para saúde de crianças e adolescentes vêm sendo alvo de estudos na área de saúde pública. Como meio de promover o gosto pelas práticas corporais e de passar os conhecimentos acerca dos benefícios da atividade física, o espaço da escola e consequentemente da Educação Física escolar ganha papel de destaque na promoção de atividades que estimulem os estudantes a praticarem atividades físicas tanto dentro da escola como em ambientes fora dela. O presente estudo pretende caracterizar como são as aulas de Educação Física nos anos iniciais de ensino (1º ao 5º ano) nas escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas, quanto aos conteúdos desenvolvidos, atitude dos professores e a duração e intensidade dos esforços físicos realizados. O estudo será de caráter transversal observacional de base escolar, tendo como população os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - das escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas. Serão sorteadas aleatoriamente para a pesquisa 20 escolas, sendo 10 municipais, 7 estaduais e 3 privadas. Dessas 20 escolas, serão sorteadas uma turma por ano de ensino, desta turma serão sorteados uma amostra de 4 alunos (2 meninos e 2 meninas) que utilizarão o acelerômetro e serão observados durante as aulas de Educação Física. Para observação das aulas de Educação Física será utilizado o instrumento SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time), sendo que para cada turma selecionada, serão feitas três observações das aulas de Educação Física, totalizando 300 observações ao final da coleta. A análise dos dados seguirá procedimentos de estatística descritiva, com cálculos de média e desvio-padrão para as variáveis contínuas e percentuais e intervalos de confiança para as variáveis categóricas. Posteriormente, serão analisados os desfechos conforme categorias das variáveis independentes, por meio de Teste-T para desfechos contínuos e Qui-quadrado para desfechos categóricos.

Objetivo Geral

Caracterizar os conteúdos desenvolvidos, a intensidade e a duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física de 1º ao 5º ano do ensino fundamental na cidade de Pelotas, RS.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Descrever as aulas de Educação Física, quanto à intensidade e duração dos esforços físicos;
• Descrever os conteúdos das aulas de Educação Física;
• Descrever a ação do professor durante as aulas de Educação Física;
• Comparar a intensidade e duração dos esforços físicos nas aulas de Educação Física conforme sexo e rede de ensino;
• Comparar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física conforme as diferentes redes de ensino (municipal, estadual e privada).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA BOHNS MATTEA218/06/201330/12/2013
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR218/06/201328/12/2013

Página gerada em 16/04/2024 03:28:11 (consulta levou 0.707667s)