Nome do Projeto
PAUL-MICHEL FOUCAULT: o conceito de biopolítica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
24/07/2013 - 20/12/2013
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
A origem do conceito de biopolítica (bios politikós) é bastante problemática, bifurcado lexicalmente em biopolítica (política em nome da vida) e biopoder (vida submetida ao poder da política). No pensamento de Foucault por biopolítica se entende a maneira pela qual, a partir do século XVIII, se buscou racionalizar os problemas colocados para a prática governamental pelos fenômenos próprios de um conjunto de indivíduos enquanto população, entre outros cabe apontar, a saúde, a higiene, as taxas de natalidade, a longevidade, o sexo, a raça. O conceito aparece, na obra de Foucault, pela primeira vez, no último capítulo de História da Sexualidade I, A vontade de saber (1976) intitulado Direito de morte e poder sobre a vida, e desenvolvido, no mesmo ano, no curso Em defesa da sociedade, proferido no Collège de France. Aqui, cabe apontar que a introdução ao conceito de biopolítica surge de combinações das análises anteriormente desenvolvidas em A verdade e as formas jurídicas, ciclo de conferências proferidas em 1974, no Rio de Janeiro, onde o termo é relacionado com o nascimento da medicina social; e em Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), definido como “anátomo-política do corpo”, e mais tarde, em A vontade de saber como “biopolítica das populações”. Recentemente, com a publicação dos cursos Segurança, Território e População (1977-1978) e, principalmente, Nascimento da Biopolítica (1978-1979) a potência do conceito vem à tona.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Demonstrar que o conceito de biopolítica situa-se numa zona de dupla indiscernibilidade, uma vez que bios remete a zoé e, por fim, também a techne. Além disso, o termo é visto como negativo e acaba assumindo o rosto do enigma ao ser bifurcado lexicalmente em biopolítica e biopoder.

Objetivos Específicos:
I) explicitar o conceito utilizado por Foucault;
II) contextualizar essa acepção no conjunto do pensamento político do Autor;
III) investigar o apogeu da biopolítica vivenciado durante o Nazismo;
IV) verificar as possíveis relações do pensamento de Foucault com os problemas da Política, da Cultura, da Educação, do Direito, na atualidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 13/12/2018 11:36:37 (consulta levou 0.060826s)