Nome do Projeto
JOGATINA: JOGO DE APRENDIZAGEM, TEATRO PÓS-DRAMÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PEDAGOGIA DO TEATRO.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/09/2013 - 31/10/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
A proposta de pesquisa aqui apresentada se caracteriza por fazer uso do jogo de aprendizagem proposto por Bertolt Brecht - através do estudo e prática de suas Peças Didáticas publicadas em Língua Portuguesa - para investigar as relações entre as atuais teorias de teatro contemporâneo - a partir da noção de Teatro Pós-Dramático, proposta por Hans Thies Lehmann - e as atuais possibilidades de ensino/ aprendizagem em teatro. Quais as atuais possibilidades educativas para o teatro contemporâneo que podem ser descobertas a partir do estudo e da prática das peças didáticas de Bertholt Brecht? Esta é a questão central que guiará a pesquisa aqui proposta. Uma possibilidade de abordagem é através de expressões teatrais performáticas, ou seja, pós-dramáticas. Para tanto é preciso integrar o conhecimento de elementos artísticos como a performance, as Instalações, o uso de novas mídias e as colagens com outras linguagens artísticas como a dança, o circo, a música, a poesia e as artes visuais. Promovendo assim interações entre linguagens artísticas e, principalmente entre atores e espectadores. A pesquisa proposta será desenvolvida teórica e praticamente com um grupo de cinco alunos do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, orietados pela professora proponente. O grupo de pesquisadores se reunirá semanalmente para o desenvolvimento do processo criativo, em uma das salas práticas da Universidade disponibilizadas para o funcionamento do Curso de Teatro-Licenciatura e também dedicará tempo, individualmente, para a revisão da literatura e escritura do artigo, ao final da pesquisa.

Objetivo Geral

A pesquisa proposta objetiva investigar possibilidades metodológicas para o ensino do teatro contemporâneo a partir das peças didáticas de Brecht e do conceito de teatro pós-dramático apresentado por Lehmann, bem como tornar os participantes aptos à aplicação teórica e prática dos estudos conceituais e das experiências poéticas ao ensino do teatro no último ciclo da educação básica que é o Ensino Médio, bem como em experiências de práticas teatrais comunitárias.
Uma possibilidade de desdobramento deste estudo será a posterior aplicação artístico-pedagógica desta experiência, com jovens vinculados à instituições formais e não formais de ensino com os quais os futuros estudantes/pesquisadores atuarão em seus estágios durante o Curso de Teatro-Licenciatura e também em sua carreira profissional, depois de formados. Também o refinamento poético da experiência artística é uma das metas da pesquisa e para tanto será necessário provocar o real engajamento dos alunos, individual e coletivamente à proposta de trabalho teórica e praticamente.
***
Os objetivos específicos são:
*Realizar prática teatral, através da criação de cenas, com os alunos do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel;
*Investigar possibilidades para o ensino do teatro contemporâneo para jovens (sejam estudantes do Ensino Médio ou participantes de práticas teatrais comunitárias);
*Descobrir novas motivações para o envolvimento dos jovens ao teatro;
*Promover a criação artística em teatro a partir de discussões acerca da vida em sociedade;
*Fomentar nos jovens o pensamento crítico sobre suas atitudes sociais através do jogo de cena proposto pelas peças didáticas e nas diversas formas de criação cênicas pós-dramáticas;
*Ampliar nos jovens o entendimento sobre as manifestações artísticas e culturais da atualidade através da criação teatral.
***
As metas concretas são:
*Montagem e apresentação pública;
*Revisão de literatura em língua portuguesa (peças didáticas e teatro pós-dramático);
*Escritura de artigo a ser submetido para publicação em revista da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 26/04/2024 00:06:16 (consulta levou 0.055883s)