Nome do Projeto
Avaliação de diferentes ferramentas digitais no diagnóstico radiográfico das periapicopatias
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/09/2013 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Resumo
Entre os recursos da radiografia digital, podemos citar o tratamento ou pós-processamento da imagem, por meio da utilização de ferramentas como alteração de brilho e contraste, inversão e zoom. Alguns autores afirmam que este tratamento pode aumentar a precisão no diagnóstico de diversas alterações, todavia, este conceito não é unânime. Assim, o grande desafio é saber quais ferramentas são úteis e aplicáveis a cada diagnóstico, a fim de descartar sinais supérfluos e salientar sinais úteis nas imagens. Diante disso, este trabalho irá avaliar quais as ferramentas de um sistema digital podem ser úteis no diagnóstico radiográfico de lesões periapicais de origem endodôntica. Serão avaliadas radiografias periapicais de dentes permanentes, de pacientes de ambos os sexos, atendidos na FO UFPel, que possuam imagens radiolúcidas junto à ápices radiculares, sendo as lesões de origem endodôntica. As imagens serão adquiridas por meio de um sistema digital semi-direto, armazenadas no software deste sistema, e posteriormente tratadas com as ferramentas gama, zoom, inversão, nitidez, endo e perio. Posteriormente, as imagens originais e tratadas serão avaliadas por 6 observadores, em análise “cega”, e reavaliadas, após 15 dias, com relação à presença da lesão e suas características. As respostas dadas para as imagens tratadas com cada ferramenta será comparada ao diagnóstico da imagem original, sem tratamento. Para verificar a concordância inter e intravaliadores, será aplicado o teste Kappa. Já para analisar a diferença entre o diagnóstico dado a cada imagem será aplicado o teste de Kruskal-Walis e calculados os valores de sensibilidade e especificidade, de cada tratamento da imagem, sobre áreas da curva ROC, com intervalo de confiança de 95%.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Avaliar a influência do tratamento da imagem digital no diagnóstico radiográfico de lesões periapicais de origem endodôntica.
Objetivos Específicos:
- Avaliar se o uso de ferramentas digitais, como alteração de brilho e contraste, ampliação (zoom), inversão e aplicação de filtros, influenciam o diagnóstico radiográfico de lesões periapicais.
- Verificar qual a melhor ferramenta digital para avaliar a presença e as características das lesões periapicais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSIELA NASCIMENTO CASSAROTTI423/09/201331/12/2014
JOSUE MARTOS123/09/201331/12/2014
LUIZ FERNANDO MACHADO SILVEIRA123/09/201331/12/2014
NATÁLIA OLIVEIRA RODRIGUES423/09/201331/12/2014

Página gerada em 26/04/2024 01:37:26 (consulta levou 0.056353s)