Nome do Projeto
função visual em escolares do ensino fundamental
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2013 - 01/10/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Alguns estudos sobre fatores específicos do ambiente escolar e familiar (trabalhos em sala de aula, hábito de leitura, uso de computador, horários específicos de estudo, etc.) dentre outras atividades que requerem um esforço contínuo dos olhos para focar perto, evidenciaram associações com miopia, enquanto em outros esta associação não aparece. (Dandona, 1999, Ip, 2008, Khader, 2006, Lithander, 1999, Murthy, 2002, Naidoo, 2003, Robaei, 2005) Além disso, não existem estudos sobre os determinantes de disfunções acomodativas e binoculares. O impacto das funções visuais sobre o desempenho escolar do estudante no ensino fundamental, representado pela nota, repetência, adequação série/idade e desempenho na leitura não é conhecido em âmbito nacional. Além disso, não existe consenso sobre o ponto de corte a partir do qual o estudante necessita usar correção ocular (óculos) para compensar uma ou mais funções visuais deficientes, como é o caso da hipermetropia leve, da insuficiência acomodativa ou do excesso de convergência. (Cotter, 2007, Palomo-Alvarez, 2008, Palomo-Alvarez, 2010, Rosner, 1997) O presente estudo tem grande relevância para a saúde pública porque fará um exame em profundidade da função visual em uma amostra grande permitindo o estabelecimento da ocorrência das diversas disfunções visuais e seus determinantes. Além disso, será investigado o impacto destas disfunções no desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental contribuindo para a avaliação dos critérios utilizados para a prescrição de óculos nesta faixa etária. Este estudo contribuirá para a criação da linha de pesquisa em epidemiologia oftalmológica na Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

4. Objetivos gerais

1. Descrever a função visual em escolares do ensino fundamental em termos de acuidade visual, erros refrativos, função acomodativa e suas alterações e função binocular e suas alterações.

2. Examinar a associação entre fatores demográficos/socioeconômicos e aspectos relacionados à hereditariedade e funções visuais.

3. Verificar a associação entre as funções visuais e desempenho escolar.


5. Objetivos específicos

5.1 Para o estudo descritivo

a. Identificar a prevalência de perda visual entre escolares
b. Verificar as prevalências das principais ametropias entre escolares (hipermetropia, miopia, astigmatismo e anisometropia)
c. Identificar as prevalências das principais disfunções acomodativas em crianças em idade escolar (insuficiência de acomodação, excesso acomodativo e insuficiência de flexibilidade acomodativa).
d. Verificar as prevalências das principais disfunções binoculares em crianças em idade escolar (insuficiência de convergência, excesso de convergência, exoforia básica e dificuldade de estereopsia)

5.2 Para o estudo de associação entre fatores demográficos/ socioeconômicos e aspectos relacionados à hereditariedade e funções visuais

a. Identificar a associação dos fatores demográficos: sexo, idade e etnia com as funções visuais.
b. Examinar a associação entre hereditariedade (uso de óculos nos pais antes dos 40 anos) e funções visuais.
c. Examinar a associação entre características socioeconômicas: nível econômico (segundo a ANEP), escolaridade da mãe e escolaridade da pessoa que tem maior renda na casa com as funções visuais dos escolares.


5.3 Para o estudo de associação entre funções visuais e desempenho na escola


a. Identificar a associação entre perda visual, erros refrativos e disfunções acomodativas e binoculares com as notas dos escolares.
b. Identificar a associação entre perda visual, erros refrativos e disfunções acomodativas e binoculares com repetência escolar.
c. Verificar a associação entre perda visual, erros refrativos e disfunções acomodativas e binoculares com adequação série/idade.
d. Identificar a associação entre perda visual, erros refrativos e disfunções acomodativas e binoculares com o desempenho na leitura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
VICTOR DELPIZZO CASTAGNO1201/10/201325/01/2014

Página gerada em 19/04/2024 13:37:39 (consulta levou 0.055584s)